A execução de uma série de intervenções artísticas vai marcar a culminância do programa Sebrae Plural Comunidades, criado para fortalecer o empreendedorismo em três Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Recife. As atividades ocorrerão entre os dias 2 e 5 de dezembro, no bairro de Brasília Teimosa e nas comunidades Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, e Rosa Selvagem, na Várzea. Elas serão coordenadas pelo artista plástico Rafa Mattos, em parceria com os participantes do projeto e de empresários e moradores das áreas beneficiadas. Iniciada no último mês de outubro, a ação liderada pelo Sebrae/PE beneficiou cerca de 90 empreendedores dessas localidades.
A analista do Sebrae/PE Anna Gordiano antecipa como serão os eventos de finalização dessa estreia do Plural Comunidades.
Apresentaremos os resultados da ação e, como forma de celebrar o sucesso da iniciativa, deixaremos as áreas mais bonitas com intervenções artísticas. O conteúdo das pinturas e grafitagens foi definido por Rafa Mattos, em parceria com empresários e outros moradores dos territórios envolvidos.
Anna Gordiano, analista do Sebrae/PE
“Os artistas da comunidade também foram convidados a participar desse momento. Fazer dessa forma traz um sentido de identidade e uma boa memória afetiva por tudo que construímos juntos. E o que fizemos só foi possível pela ação conjunta: Sebrae, fornecedores e comunidade”, enfatiza.
A conclusão da iniciativa acontece após dois meses de mentorias individualizadas, pesquisas, dinâmicas, capacitações e oficinas sobre temas como modelo de negócios, finanças, marketing digital e gestão empreendedora. Segundo Anna Gordiano, a jornada formativa teve como base conteúdos para uma boa gestão dos pequenos negócios, considerando ainda necessidades específicas de cada localidade.
O objetivo da primeira edição do Sebrae Plural Comunidades foi proporcionar empoderamento, conhecimento e ferramentas para que empreendedores de regiões de maior vulnerabilidade social tenham mais chances de sucesso e de permanecer no mercado. “Queremos fortalecer o ecossistema de negócios das comunidades e, efetivamente, transformar realidades por meio do empreendedorismo”, completa a analista Anna Gordiano.