O Sebrae realiza o 15º Encontro Estadual de Apicultura e o 5º Encontro Nacional Abelhas 100% Sem Ferrão nos dias 12 e 13 de maio de 2023, no IFPE (Campus Ouricuri), no Sertão. O evento oferecerá palestras, discussões, concursos de méis, estandes para exposição e oficinas para apicultores (criadores de abelhas exóticas) e meliponicultores (criadores de abelhas sem, ferrão). A iniciativa trará ainda especialistas experientes, a fim de proporcionar uma experiência única para os participantes, que poderão aprender mais sobre a criação de abelhas e produção de mel e se conectar com empreendedores da região e de outras partes do país. Os ingressos estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae.
O objetivo do evento é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de apicultura e meliponicultura, que fazem parte dos pilares do agronegócio no Sertão do Araripe. A ação pretende atender apicultores, empresários de pequenos negócios, produtores, criadores, agricultores e potenciais empreendedores. As palestras e oficinas vão abordar a importância da atividade para a região, estratégias empresariais, técnicas de gestão e trazer insights aos participantes para a melhoria do processo produtivo. A estimativa é alcançar uma média de público fixo assistido em tempo real de 500 pessoas, fora o público circulante nos dois dias de encontro.
O evento também é uma boa oportunidade para que as instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa, nos âmbitos estadual e federal, além de fornecedores, se conectem com os produtores para apoiá-los no desenvolvimento dos seus negócios. “A ideia é fortalecer as cadeias produtivas da apicultura, melipolinicultura, artesanato e agricultura familiar, entre outros segmentos, que serão beneficiados de forma direta e indireta com ações como essa que estamos realizando, como o setor hoteleiro, alimentício e mercadista da região”, destaca o Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.
A abertura do 15º Encontro Estadual de Apicultura e o 5º Encontro Nacional Abelhas 100% Sem Ferrão será no dia 12 de maio, às 14h. Ao todo, serão realizadas 16 palestras e 14 oficinas com especialistas de renome regional e nacional. Ao longo do primeiro dia de evento, serão oferecidas palestras das 15h às 22h, como a de Apicultura e Meliponicultura Promovendo Inclusão, Cidadania e Desenvolvimento Local, com a Profª Dra Renata Valéria; Situação Atual da Meliponicultura no Mercado, com Dr Carlos Alfredo; e O Papel do Médico Veterinário na Inspeção e nas Boas Práticas de Fábrica, com Glenda Holanda. No mesmo dia, também haverá, das 19h às 21h, a sala de discussão sobre a Câmara Setorial de Apicultura.
Já no dia 13, as palestras começam às 9h e vão até às 18h. Alguns dos temas abordados serão a Produção Avançada em Apicultura, com Drª Katia Gramacho; Derivações do Mel e Suas Aplicações Gastronômicas, com o Chef Caco Marinho; Manejo de Rainhas na Apicultura, com Dr Darcet Costa; Concurso de Mel: Critérios, Pontuação e Resultados, com o meliponicultor Luciano Borracha; e outros.
Atuação no Araripe
O Sebrae vem trabalhando com os pequenos produtores rurais com o objetivo de apoiá-los na recuperação e fortalecimento da produção, bem como buscando alternativas de comercialização para os seus produtos com agregação de valor. Assim, os produtores rurais atendidos pelos projetos do Sebrae no Sertão do Araripe, passam a encarar as dificuldades como uma oportunidade de rever conceitos, aperfeiçoar e adotar novas técnicas de manejo e gestão, preparando-se para o futuro.