ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae, Rede Muda Mundo e Porto de Suape costuram parceria para fomentar empreendedorismo em comunidades da região

Aliança pretende desenhar projeto de impacto social para famílias instaladas no território estratégico da estatal pernambucana e atrair empresas para participarem do processo
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

O superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, se reuniu com o diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape, Marcio Guiot, e o CEO da Rede Muda Mundo, Fábio Silva, para discutir futuras parcerias em projetos sociais com foco no empreendedorismo e qualificação profissional nas comunidades localizadas no território de Suape. A ideia é desenvolver ações que possam beneficiar pescadores artesanais, agricultores e quilombolas da região. A iniciativa também busca ainda engajar as 83 empresas instaladas no Complexo de Suape, no litoral sul de Pernambuco.

Em um primeiro momento, o Sebrae/PE vai reunir informações sobre o público-alvo e identificar os gargalos existentes para que seja possível traçar soluções para as demandas da comunidade.

Iremos realizar um diagnóstico detalhado para que seja possível traçar e ampliar ações sociais e de incentivo ao empreendedorismo na região de Suape. Para isso, vamos envolver áreas como a de Políticas Públicas e de ESG. Queremos também trazer as empresas instaladas para junto nesse processo de construção junto às comunidades, para que elas se desenvolvam.

Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra

A previsão é apresentar um primeiro esboço do plano de atividades nas próximas semanas. O convênio desenhado está previsto para durar dois anos. Quando implementado, o projeto deve beneficiar moradores dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

HISTÓRICO

O Sebrae/PE e Suape já atuaram juntos em prol dos negócios de impacto social. Em 2023, o projeto de inclusão socioprodutiva Suape Incentiva beneficiou cerca de 250 famílias em situação de vulnerabilidade social do território estratégico da estatal pernambucana. O projeto foi pensado inicialmente para impactar 1,2 mil pessoas, mas, ao final, mais de 2 mil participaram das atividades, voltadas à promoção de novas oportunidades para as famílias residentes na localidade.