ASN PE Atualização
Compartilhe

Startup pernambucana de iniciativa sustentável ganha reconhecimento em encontro do BRICS+

Desde 2021, a empresa liderada por mulheres tem melhorado a qualidade de vida de indivíduos em vulnerabilidade social
Por Paula Roberta
ASN PE Atualização
Compartilhe

Nascida a partir de uma iniciativa que há mais de 17 anos vem possibilitando o acesso de água potável para pessoas em situação de vulnerabilidade no estado de Pernambuco, a PLUVI, startup que teve surgimento no âmbito acadêmico, recebeu o prêmio “BRICS Women’s Business Alliance: Women’s Startups Contest 2024”, na categoria Inovação e Infraestrutura. O reconhecimento foi entregue à Isabelle Câmara, CEO e sócia-fundadora da PLUVI, e aconteceu durante o fórum de negócios do BRICS+, realizado no último mês de outubro.

Esse prêmio significa mais um passo em direção ao cumprimento da missão da nossa empresa, que é contribuir para o acesso universal água potável, aproveitando a água da chuva, além de mostrar para as pessoas como é importante o papel do desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação, destacando como a universidade é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias para a sociedade.

Isabelle Câmara, CEO e sócia fundadora da PLUVI

A ideia da PLUVI nasceu com a pesquisa acadêmica da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Sávia Gavazza, que, desde 2006, estudava o melhoramento da qualidade de água da chuva armazenada nas cisternas e desenvolvia sistemas de proteção dessa qualidade, na região do semiárido brasileiro. Durante o andamento das pesquisas, foram feitas entrevistas com moradores da região e um deles chamou atenção ao responder que seu sonho era tomar um banho de chuveiro. Partindo disso, surgiu o questionamento de quantas pessoas não tinham acesso à água potável e iniciou-se o trabalho de achar uma solução para o problema.

“Resolvemos transformar isso em empresa em 2021, quando percebemos que poderíamos adaptar essa tecnologia do semiárido para as áreas urbanas, iniciando em Recife, pois existem as microrregiões semiáridas dentro da cidade”, conta Isabelle. A equipe da PLUVI fez uma adaptação da tecnologia inicial que era utilizada no semiárido e adaptou para a zona urbana, criando o PluGoW, sistema de aproveitamento pluvial que monitora a água em tempo real por meio de sensores de baixo custo e realiza o seu tratamento sem o uso de produtos químicos.

Desde antes de se tornarem uma empresa, o Sebrae tem sido parceiro da iniciativa. Inicialmente, eles participaram do Catalisa ICT, programa que acolhe, capacita e incentiva projetos acadêmicos com potencial de se tornarem startups. Ainda na primeira fase do programa, eles aprenderam a estruturar o nome da empresa, pensar no produto e trabalhar a base do negócio, como clientela, objetivos, desafios e diferenciais. “Desde o começo tivemos o apoio do Sebrae, e ainda utilizamos esses mesmos conceitos que pensamos inicialmente. Então, sempre tivemos todo o apoio do Sebrae desde a estruturação do nosso negócio até os dias atuais”, reforça Isabelle Câmara. Agora, a PLUVI está participando da fase 4 do Catalisa ICT, durante a qual as startups estão sendo conectadas a investidores e estimuladas a internacionalizar as suas empresas.

A empresa está incubada no Polo Tecnológico e Criativo (Polo TeC) da UFPE, que funciona como uma incubadora, dando suporte, mentorias e proporcionando conexões, recebendo o apoio desde 2021. A equipe conta com 10 colaboradores, entre graduandos, mestrandos, doutorandos e professores, sendo majoritariamente composta por mulheres. “A gente precisa incentivar os negócios femininos e ser uma rede de suporte umas para as outras no mundo todo, porque essa coisa de que mulheres vivem competindo entre si não é verdade, as mulheres se ajudam muito, principalmente no ramo dos negócios”, afirma a CEO da Pluvi.

Atualmente, a startup está implementando a instalação de 90 sistemas PluGoW na comunidade do Alto da Telha, no Bairro de Passarinho, periferia da Zona Norte do Recife, com apoio da UFPE e do Ministério do Meio Ambiente. Para 2025, a equipe pretende fazer a instalação do produto em 400 casas na cidade do Recife e expandir para outros estados. “Nós também atuamos com outros clientes, como empresas privadas que querem fortalecer a sua política de ESG. Para essas empresas, temos a possibilidade de ajudá-las a atingir seus objetivos através dos nossos projetos”, relata Isabelle.

RECONHECIMENTO 

Antes mesmo de se tornar uma startup, a equipe da PLUVI já participava de eventos nacionais e internacionais, conquistando prêmios importantes ao longo de sua trajetória, com diversos projetos. Entre os principais reconhecimentos estão o Prêmio Mandacaru na categoria de Pesquisa Aplicada (2013); o Prêmio ANA – Agência Nacional de Águas, na categoria de Pesquisa e Inovação Tecnológica (2014); o título de Empresa Destaque no Programa CENTELHA PE 2, na categoria Equipe; o prêmio de Inovação Empresarial concedido pelo CONFAP (2023); o Bayer Foundation Women Empowerment Award, na categoria de Projeto de Impacto na Saúde (2023); e, mais recentemente, o BRICS Women’s Business Alliance: Women’s Startups Contest 2024, na categoria de Inovação e Infraestrutura.

INFORMAÇÕES

Endereço: Edifício iLITPEG, 6º andar, sala 602, Universidade Federal de Pernambuco, Cidade Universitária, Recife – PE
Site: https://www.pluviambiental.com.br/
Instagram: @pluviambiental