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Sucesso com cheiro de pão quentinho recém-saído do forno 

Produtos da Casa Bispo entregam experiências únicas, com um mix de texturas e sabores diferenciados e receitas livres de conservantes. Sabor caiu no gosto de clientes de feiras e do digital
Por Samuel Santos
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A experiência de anos de trabalho em uma multinacional especializada em alimentos à base de farinha de trigo gabaritou o chef Adilson Bispo para um passo mais ousado. Ele decidiu empreender valorizando o seu ofício, mas de um jeito diferente. Assim nasceu a Casa Bispo (@casa.bispo), voltada para a fabricação de pães de fermentação natural de todos os tipos e para todos os gostos. No cardápio estão brioches recheados com tomate seco, calabresa, jerimum com queijo coalho e laranja – este último considerado o xodó da casa. Uma novidade com bastante saída é o brioche multigrãos, feito com farinha 60% integral e azeite extravirgem, completamente livre de açúcar.

O negócio começou de maneira improvisada. Ainda empregado, Adilson construiu uma padaria em cima de casa, onde começou a testar algumas receitas que criava. No início, tudo que preparava era para a família e amigos próximos.

A cozinha sempre foi um local sagrado para mim. Eu já trabalho desde os dez anos de idade, quando ajudava a minha mãe na produção de bolos de noiva. Saí do meu emprego e decidi colocar a mão na massa, literalmente. Mas, dessa vez, queria fazer algo diferente. Meu objetivo era produzir um pão com zero aditivos químicos e alto teor nutritivo.

Adilson Bispo, proprietário da Casa Bispo

O desafio estava posto, mas o chef encarou. Com apenas cinco quilos de farinha, Adilson deu asas à criatividade e conseguiu criar um portfólio de sabores de dar água na boca e de encher os olhos. “Quem disse que pão saudável não pode ser gostoso? Fui lá e provei que é possível”, comenta. Inicialmente, os clientes eram donos de restaurantes, familiares e pessoas próximas. Logo o cheiro de pão quentinho recém-saído do forno se espalhou, por meio do “boca a boca” mesmo, e o empresário e a esposa, Gabriela Bispo, sócia no negócio, começaram a participar de eventos e feiras, a exemplo da feirinha da Rua do Bom Jesus, no Recife. A barraca de Bispo ficava sempre cheia de clientes.

Adilson Bispo e Gabriela Bispo, proprietários da Casa Bispo

A saída dos pães artesanais da Casa Bispo ia bem, mas ainda limitada aos espaços físicos. A dupla percebeu, então, que precisava de uma presença forte no ambiente digital. A virada de chave se deu depois da participação no programa Salto Tecnológico, parceria do Sebrae/PE com a Prefeitura do Recife que oferece capacitações sobre marketing digital. “Imagine uma pessoa que entendia zero de rede social – sou eu! Quando escutei o termo ‘reels’ pela primeira vez, pensei em um rio mesmo, não em vídeos curtos para o Instagram. Isso só para se ter uma ideia da minha ignorância no assunto”, brinca Adilson.

Receber orientação adequada fez toda a diferença na condução do negócio. Aos poucos, Bispo e a esposa começaram a aplicar o que aprendiam, atraindo os olhares e aguçando o paladar de quem estava do outro lado da tela. O resultado se reverteu em disparo nas vendas, transformando o empreendimento em sustentável e lucrativo. “A gente saiu de 5 quilos de farinha para até 75 quilos por semana, por causa do aumento da demanda, depois das postagens. Atualmente, produzimos 12 tipos de brioche, sendo os dois principais o de laranja e o de batata, com até 50 pães por fornada”, declara.

O empresário, que já foi professor de panificação no Senac, segue com a produção de pães na fábrica montada no primeiro andar de sua casa, com vendas em feiras e pela internet, mas com planos de expansão. “A ideia é continuar se capacitando, aproveitando as oportunidades que surgem e aprender a gerenciar melhor o negócio para dar o segundo passo, que é ter um espaço maior para fabricação dos pães e uma loja física. Porque fazer pão eu sei, mas também é preciso saber administrar”, completa Adilson Bispo.