O Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, recebeu, na sede da unidade, no Recife, a nova secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires. Foi a primeira reunião entre o Sebrae e a pasta desde a posse da governadora Raquel Lyra (PSDB). O encontro ainda contou ainda com a participação de outros membros da diretoria do Sebrae. Na pauta, as estratégias para alavancar o empreendedorismo e de apoio aos pequenos negócios no estado.
Amanda Aires destacou que a nova gestão terá um olhar diferenciado para o empreendedorismo. O direcionamento já pode ser percebido pela mudança no nome da secretaria, que antes se chamava Trabalho, Emprego e Qualificação e passou a se chamar Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
“A nossa proposta é melhorar a qualificação ao microempreendedor, pensando não apenas em gerar empregos, mas também em capacitar o empresário do pequeno negócio para que ele possa gerar mais vagas. O Sebrae terá papel fundamental nesse processo, principalmente com consultorias, para que possamos ter um resultado mais amplo e que cause um grande impacto no Estado”, destaca a titular.
Durante o encontro também foram discutidos os principais gargalos que dificultam a gestão dos pequenos negócios, como a dificuldade de acesso ao crédito, por exemplo. Os gestores ainda falaram sobre futuras parcerias, sobretudo nas que possam beneficiar municípios do interior de Pernambuco e as de fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Para o superintendente Murilo Guerra, ações coordenadas entre o Sebrae e a gestão estadual são de fundamental importância para impulsionar o desenvolvimento econômico local. “ O Sebrae tem um papel essencial no fomento ao empreendedorismo e a gestão que assumiu se mostrou disposta a abraçar essa pauta, principalmente no que diz respeito a melhoria do ambiente de negócios. Temos um projeto robusto que desenvolvemos na área de políticas públicas e ações na área de empreendedorismo feminino que são de interesse do governo. Portanto, vamos trabalhar juntos para que essas e outras soluções sejam viabilizadas”, destaca.
-