Dirigentes, autoridades, empresários e representantes dos governos estadual e municipal marcaram presença na cerimônia de inauguração da nova sede do Sebrae em Araripina, no sertão pernambucano. O escritório regional, que atende 11 municípios da região do Sertão do Araripe, possui 313 m², com ambientes modernizados, colaborativos e abertos para empreendedores e empresas que queiram fazer coworking. A nova unidade conta ainda com uma enorme diversidade de cores e artesanatos da região, atuando como um cartaz de tudo que o sertão representa e tem para oferecer.
Durante a abertura da cerimônia, o cordelista Júnior Baladeira recitou um cordel produzido especialmente para o momento, destacando a veia empreendedora do Sertão do Araripe e o papel do Sebrae no desenvolvimento econômico das cidades da região. “Para os empreendedores, um horizonte para se ver, uma parceria que só cresce a cada dia e que ainda mais, vai crescer”, destacou em um dos trechos.
Quem também subiu no palco foi o prefeito da cidade de Araripina, Raimundo Pimentel, que refletiu sobre o papel do Sebrae no fortalecimento da economia local. “O Sebrae está há mais de 30 anos em Araripina e nesse período tem sido uma pedra angular não só no desenvolvimento do nosso polo gesseiro, mas, principalmente, na promoção do empreendedorismo e fortalecimento de nossas cadeias produtivas locais.Se o Sertão do Araripe é forte, o Sebrae tem uma parcela importante nisso”, disse o mandatário.
O impacto positivo da nova sede na trajetória dos empreendedores vem da oferta de todos os serviços necessários para a consolidação dos pequenos negócios no Sertão do Arararipe, região que se destaca na economia local por conta do seu polo gesseiro. A estrutura é formada por duas salas, com capacidade para 30 pessoas cada, que serão usadas como auditórios para eventos; além de um ambiente de convivência para a equipe de 18 pessoas que trabalha na regional e uma sala de reunião. “Essa sede não é do Sebrae, mas é uma casa para 14 mil empreendedores dessa região. É dessa forma que vamos atuar, trabalhando com as pessoas locais e os 11 municípios do Araripe”, destaca Murilo Guerra, Superintendente do Sebrae/PE.
O Sebrae Araripina fica agora em uma localização estratégica, bem na entrada da cidade, o que facilita o acesso de empresários que buscam o serviço. “ O sertão do Araripe é uma terra de oportunidades e estamos aqui para ajudar quem deseja empreender e prosperar”, diz Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PE.
O espaço recém-inaugurado foi pensado para ser inovador, convidativo e acolhedor. “É um ambiente inspirador para os negócios, um lugar que convida e abraça todos, proporcionando uma boa experiência para quem visita. Esse espaço fomenta a cultura da inovação e do empreendedorismo, por meio de uma estrutura física e tecnológica moderna, onde é possível desenvolver ideias, projetos e negócios com o apoio de especialistas e a proposta de um ambiente que pode ser utilizado por todos”, destaca Rossana Webster, gerente da unidade de Araripina.
A nova unidade fica localizada na BR 316, nº 950, ponto comercial térreo do Empresarial Center I, Araripina-PE. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Araripina (PE)
Considerada a principal cidade do Polo Gesseiro do Sertão do Araripe, Araripina, que conta com uma população de 85.088 pessoas (IBGE, Censo 2022), possui mais de 3.700 pequenos negócios ativos, de acordo com dados da Receita Federal, majoritariamente concentrados no comércio (1.691), sobretudo o varejista, seguido pelo setor de serviços, indústrias e, por fim, o agronegócio.
No município, a taxa de empreendedorismo indica uma proporção de 5 CNPJs ativos a cada 100 pessoas. Quanto à dinâmica empresarial, os segmentos de maior densidade também têm apresentado maior rotatividade: até junho, 209 pequenos negócios tiveram baixa na Receita Federal (sendo 91 no comércio), enquanto 343 CNPJs foram abertos no mesmo período, sendo 146 no setor comercial. O tempo médio de vida de uma empresa na região é de 8 anos.