ASN PE
Compartilhe

Brasil alcança 3º melhor resultado na geração de empregos em 2022, graças ao desempenho das MPEs

Em agosto, as micro e pequenas empresas geraram 199,6 mil vagas formais e responderam por mais 70% do total de postos de trabalho
Por Da Redação
ASN PE
Compartilhe

O Brasil apresentou, no último mês de agosto, o terceiro maior volume de empregos formais gerados em 2022. O saldo de 278,6 mil novas contratações só ficou atrás do montante alcançado em fevereiro (341,6 mil) e praticamente empatou com o contingente que foi empregado em junho (280,8 mil). Esse resultado foi fortemente influenciado pelos empregos gerados pelas micro e pequenas empresas que tiveram o segundo melhor desempenho do ano, com 199,6 mil vagas. O quantitativo ficou atrás apenas dos 227,6 mil postos gerados em fevereiro. Novamente, as MPE responderam por mais de 70% do total de empregos criados no país. 

No acumulado do ano, o Brasil já supera a marca de 1,8 milhão de empregos gerados, sendo as micro e pequenas empresas responsáveis por 1,3 milhão (71,7%). Por sua vez, as médias e grandes criaram 400 mil (21,5%) postos de trabalho. O setor de Serviços das micro e pequenas empresas continua sendo o grande gerador de empregos, com 96,2 mil contratações (35% do total). Ainda entre as MPE, à semelhança do que ocorreu nos últimos quatro meses, os setores de Comércio e Construção Civil ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente, na criação de postos de trabalho.

PERNAMBUCO
Em se tratando de âmbito estadual, no último mês de agosto, Pernambuco ocupou a 17ª posição no ranking dos estados brasileiros, com o total de 5.961 empregos, entre os saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios no país. Já na Região Nordeste, o estado apresenta o quinto maior volume de empregos formais, subindo três posições se comparado ao período de janeiro a agosto de 2022.

Esse resultado referente ao mês de agosto foi fortemente influenciado pelos empregos gerados pelas micro e pequenas empresas do setor de Serviços, que alcançaram um total de 2.444 empregos. Em segundo lugar vem o setor de Construção, com 1.501 empregos, seguido do setor de Comércio, com 969, segundo o levantamento do Sebrae com base em dados do Caged.

Dia da MPE
O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado anualmente em 05 de outubro. A comemoração está associada ao dia da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei nº 9.841, de 5 de outubro de 1999). Pensando nisso, o Sebrae Pernambuco preparou uma programação especial para celebrar a data, das 9h às 17h, na própria sede da instituição, que fica localizada na Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro.

Ao longo desta quarta-feira, serão realizadas oficinas gratuitas, com os seguintes temas: Aquecendo as vendas através da presença digital; Desvendando os segredos da fotografia através do celular; Controles financeiros com ferramentas digitais; Começando seu negócio com planejamento; Aprenda a formar o preço de venda. Os interessados podem se inscrever na loja virtual do Sebrae, através do link https://pe.lojavirtualsebrae.com.br/loja/ , ou presencialmente, até serem preenchidas todas as vagas.

Além das oficinas, o Sebrae/PE vai disponibilizar o espaço para 03 expositores de negócios, bem como para diversos tipos de atendimento. Os visitantes vão poder receber orientações de instituições de crédito, de consultores de estratégias digitais, consultores de organização e planejamento, e ainda sobre registro de marca.

  • Dia da MPE; microepequenaempresa; MPE; empreendedor; MEI