O Sebrae/PE e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) lançaram, nesta quarta-feira (9), um canal via WhatsApp que facilita o acesso dos empreendedores aos serviços de registro empresarial. A iniciativa moderniza o sistema da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Pernambuco, reduz burocracias e facilita a jornada dos usuários durante os processos de abertura e legalização de empresas. O serviço já está disponível por meio do WhatsApp no número (81) 3182-5249.
Entre as funcionalidades está a realização de consulta de viabilidade, uma das primeiras etapas para a abertura de uma empresa. A partir de uma interação conduzida por inteligência artificial, o usuário poderá tirar dúvidas, fornecer as informações básicas necessárias e receber os primeiros encaminhamentos para a consulta de viabilidade. Ao final do atendimento, a expectativa é que o empreendedor possa obter o protocolo da consulta de forma mais rápida e simplificada.
Buscamos integrar, cada vez mais, o ambiente de negócios para favorecer os pequenos negócios, que são a base econômica do estado e do país. Esta ação tem uma importância muito grande por colocar o serviço da Junta Comercial na palma da mão dos empresários, comerciantes, contadores, advogados, enfim, dos gestores públicos e privados. Isso é muito relevante e fruto do trabalho entre o Sebrae e a Jucepe.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.
“A facilidade do empresário de ter o acesso à Junta Comercial pelo seu celular é um grande avanço. Agora, o empreendedor pode abrir uma empresa pelo WhatsApp e já providenciar o CNPJ junto à Receita Federal. E o fato de ter acesso a certidões pelo celular vai ser de uma agilidade monumental para qualquer tipo de negócio que venha a ser feito pelo novo empresário e também pelos antigos”, completou o presidente da Jucepe, Paulo André Rabêlo.
ADAGRO
Outra frente de modernização é a integração da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) à Redesim. O processo está em andamento e permitirá que informações geradas durante a consulta de viabilidade sejam compartilhadas com o órgão responsável pela fiscalização agropecuária.
Com a integração, quando um empreendedor informar uma atividade sujeita ao licenciamento da Adagro, o órgão poderá ter acesso antecipado aos dados e orientar sobre as documentações e exigências necessárias para a regularização. A medida contribui para reduzir a dispersão de processos e concentrar etapas da formalização empresarial dentro de um fluxo integrado.
REDESIM
Criada pelo Governo Federal por meio da Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, a Redesim reúne sistemas informatizados de órgãos das esferas federal, estadual e municipal envolvidos no registro e na legalização de empresas. A proposta é padronizar procedimentos, reduzir custos e prazos e tornar mais simples e transparente o processo de formalização de negócios.

