ASN PE Atualização
Compartilhe

Nove Salas do Empreendedor de Pernambuco conquistam o Selo Diamante do Sebrae

Apenas os espaços que conseguiram nota máxima em cada critério receberam o reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido em 2024
Por Pedro Romero
ASN PE Atualização
Compartilhe

Atingir a nota máxima em todos os critérios de uma avaliação confere excelência e reconhecimento pelo trabalho e esforço dedicados à atuação de uma instituição. Foi o que aconteceu com nove Salas do Empreendedor de Pernambuco, que receberam, na última quinta-feira (24), em solenidade de forma remota, organizada pelo Sebrae Nacional, o Selo Diamante de Referência em Atendimento. Esta iniciativa do Sebrae reconhece o atendimento de excelência destas unidades aos pequenos negócios. Foram premiadas as salas dos municípios de Bom Jardim, Floresta, Goiana, Gravatá, Serra Talhada, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes (Regional 03) e Recife (Compaz e Prefeitura do Recife). Atualmente, existem cerca 120 unidades em Pernambuco, das quais 32 Salas Selo Ouro participaram da disputa. Em todo o país, 105 salas foram premiadas.

As Salas do Empreendedor representam a propagação do Sebrae nos municípios e têm um papel estratégico na abertura e desenvolvimento de pequenos negócios. Elas são criadas por meio de parcerias entre a instituição e as prefeituras, responsáveis pela gestão das unidades, para melhorar e simplificar o ambiente de negócios por meio da prestação de serviços de qualidade, disponibilizados gratuitamente.

O resultado da premiação é obtido através de uma metodologia baseada em pilares e critérios específicos onde as salas são seladas de acordo com a pontuação obtida nas categorias estaduais (Ouro, Prata e Bronze) e nacional (Diamante), reconhecendo sua excelência e comprometimento no atendimento ao cliente. Os critérios de avaliação são relacionados à qualidade de atendimento remoto, gestão, infraestrutura, presença digital, capilaridade, entre outros pilares.

RECONHECIMENTO

De acordo com Tereza Nelma, analista de Políticas Públicas do Sebrae/PE, o Selo, lançado em 2022, também tem como objetivo fortalecer a parceria entre as salas e o Sebrae para melhorar o serviço ofertado ao público e incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo local por meio de atividades de integração e qualificação.

Para conquistar um Selo, a Sala do Empreendedor precisa atingir a pontuação mínima definida para cada categoria (Bronze, Prata, Ouro ou Diamante). Assim, o processo não só reconhece as melhores práticas, mas também incentiva a melhoria contínua nos serviços prestados. Temos muito o que comemorar.

Tereza Nelma, analista de Políticas Públicas do Sebrae/PE

“Quero destacar a importância do nosso trabalho, em parceria com o Sebrae, nas comunidades, levando desenvolvimento, levando transformação na vida das pessoas, e trazendo cada vez mais pessoas para se formalizar, para ser empreendedor. Com isso, elevamos o Índice de Desenvolvimento Humano da nossa cidade”, comemorou Ana Izabel Andrade Amorim, representante da Prefeitura do Recife.

Suzygleice Costa da Silva, da Sala do Empreendedor de Jaboatão dos Guararapes, enfatizou a importância do Selo Diamante para o município. “Esse Selo representa um reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido junto com os empreendedores. E nos estimula a oferecer tudo que for de melhor para o empreendedorismo de Jaboatão”, concluiu.