O mês de junho começou e com ele os donos de pequenos negócios dos setores de Comércio e Serviços têm a oportunidade de aproveitar uma das melhores ocasiões do mercado em todo o ano: o Dia dos Namorados. A data só perde para o Natal e o Dia das Mães em termos de vendas. Este ano, a expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é de um crescimento de 8% em comparação com 2022 em todo o país.
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae/PE e Fecomércio/PE, 53,9% dos consumidores pretendem celebrar a data. A intenção de presentear foi indicada por 40,6% dos entrevistados, enquanto que 13,7% irão para um bar ou restaurante, 12% vão prepararão jantar em casa, 3% viajarão e 1,6% irão a um show ou casa noturna. Entre os consumidores pernambucanos que pretendem comprar presentes na data, a expectativa é de um gasto médio de R$ 200. Seguindo a tendência de anos anteriores, os itens mais procurados são roupas, que representaram 31,7% das compras; seguido de perfumes, cosméticos e maquiagem, responsáveis por 21,7% da procura e calçados, que corresponde a 12,6% do total.
A analista do Sebrae Mayra Viana lembra que cada cliente tem um perfil único, que precisa ser atendido de forma personalizada. Para aumentar a procura dos clientes e as possíveis vendas, a analista alerta para a importância de mobilizar as redes sociais da empresa. “O empreendedor precisa caprichar nas postagens, criar mensagens atrativas e com descrições claras. O uso das hashtags também ajuda a promover o engajamento. É papel deles lembrar os clientes que a data está chegando. Essa divulgação pode, inclusive, despertar a vontade de presentear”, comenta.
Outra dica da especialista é a criação de parcerias com diferentes empresas, proporcionando uma experiência única para os consumidores. “Uma floricultura, uma fábrica de chocolates e uma empresa de bebidas, por exemplo, podem se unir e montar um kit regional. Se as empresas trabalham com serviços, podem oferecer jantares românticos, pacotes de viagem, aulas de culinária ou dança. O importante é ser criativo”, acrescenta Mayra.
Confira outras dicas do Sebrae para aumentar as vendas no Dia dos Namorados
Ressalte os benefícios dos seus produtos
A briga por preços não é boa ação nos negócios, mas pode ser amenizada quando a empresa mostra que os seus produtos têm valor além do que o cliente está pagando financeiramente. Inove, use a criatividade e mostre como a sua marca pode servi-lo e resolver as dores e desejos dele, por meio dos benefícios que oferece.
Ofereça vantagens!
Aproveite esta estratégia para gerar contato e estimular vendas adicionais futuras. Afinal de contas, sempre é bom dar aquele empurrãozinho para o cliente retornar ao seu negócio e tornar-se um consumidor fiel.
Que tal usar um cupom de desconto para a próxima compra? Além de gerar um estímulo para a volta ao ponto de venda, ele é um excelente gancho para a sua equipe trabalhar o pós-venda e novas compras adicionais.
Quando for relembrar ao seu cliente sobre o cupom de desconto, faça isso da forma mais criativa.
Que tal enviar sugestões de compras que estejam em sintonia com o produto que foi adquirido?
Associe frete grátis a partir de valores mínimos de compra, se for o caso.
Use promoções progressivas para vender mais.
Sabe aqueles seus clientes que não têm namorado? Que tal fazer uma ação “presenteie você mesmo” para quem ainda não foi flechado pelo cupido?
Aumente a venda média por cliente durante o Dia dos Namorados
Ofereça opções complementares ao produto ou serviço principal. Embora esses produtos tenham um preço menor, eles podem contribuir para aumentar o tíquete médio e o número de itens por venda.
Ao oferecer opções adicionais, você cria oportunidades para um aumento nas vendas totais. Certifique-se de escolher produtos complementares que tenham uma margem de lucro apropriada para a sua empresa, garantindo que você mantenha uma rentabilidade saudável.
Essa estratégia pode ajudar a impulsionar suas vendas e maximizar os lucros durante o período do Dia dos Namorados.