ASN PE
Compartilhe

Sebrae busca inspiração em boas práticas da Bahia para fortalecer inspeção sanitária no interior de Pernambuco

Missão técnica da regional pernambucana foca na troca de experiências sobre inspeção de produtos de origem animal e fortalecimento da agricultura familiar
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Representantes do Sebrae Pernambuco participam, entre os dias 26 e 28 de novembro, de uma missão técnica ao Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), localizado em Serrinha, na Bahia. O objetivo é conhecer boas práticas relacionadas ao Selo de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC) e trocar experiências que possam ser aplicadas em Pernambuco.

O CONSISAL, criado em 2010, abrange 19 municípios, uma área de mais de 21 mil km² e uma população de aproximadamente 582 mil habitantes. O consórcio é reconhecido pela implementação eficiente do projeto SIM/SUASA, que regulamenta o escoamento de produtos da agricultura familiar e da economia solidária por meio da inspeção de produtos de origem animal.

Vamos reunir gestores dos Sertões do São Francisco, Araripe e Pajeú para visitar agroindústrias, abatedouros e instituições ligadas ao consórcio. A ideia é entender como eles estruturam o sistema para legalizar e fiscalizar produtos de origem animal, promovendo um intercâmbio de experiências que pode inspirar ações semelhantes em Pernambuco.

Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PE

As ações do CONSISAL buscam estabelecer um padrão de qualidade para a inspeção sanitária de produtos de origem animal, permitindo sua comercialização segura em todo o país. “O objetivo é trazer esse conhecimento para os produtores pernambucanos, incentivando a agregação de valor a produtos como leite, carne, mel, ovos e pescados. Com qualidade e regulamentação, esses itens poderão alcançar novos mercados por meio do SIM”, destaca Lapa.

A missão técnica contará com 20 participantes, incluindo representantes do Sebrae/PE, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), além de prefeituras e cooperativas do interior pernambucano. As visitas ocorrerão nos municípios baianos de Serrinha, Tucano e Conceição do Coité.