Representantes do Sebrae Pernambuco participam, entre os dias 26 e 28 de novembro, de uma missão técnica ao Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), localizado em Serrinha, na Bahia. O objetivo é conhecer boas práticas relacionadas ao Selo de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC) e trocar experiências que possam ser aplicadas em Pernambuco.
O CONSISAL, criado em 2010, abrange 19 municípios, uma área de mais de 21 mil km² e uma população de aproximadamente 582 mil habitantes. O consórcio é reconhecido pela implementação eficiente do projeto SIM/SUASA, que regulamenta o escoamento de produtos da agricultura familiar e da economia solidária por meio da inspeção de produtos de origem animal.
Vamos reunir gestores dos Sertões do São Francisco, Araripe e Pajeú para visitar agroindústrias, abatedouros e instituições ligadas ao consórcio. A ideia é entender como eles estruturam o sistema para legalizar e fiscalizar produtos de origem animal, promovendo um intercâmbio de experiências que pode inspirar ações semelhantes em Pernambuco.
Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PE
As ações do CONSISAL buscam estabelecer um padrão de qualidade para a inspeção sanitária de produtos de origem animal, permitindo sua comercialização segura em todo o país. “O objetivo é trazer esse conhecimento para os produtores pernambucanos, incentivando a agregação de valor a produtos como leite, carne, mel, ovos e pescados. Com qualidade e regulamentação, esses itens poderão alcançar novos mercados por meio do SIM”, destaca Lapa.
A missão técnica contará com 20 participantes, incluindo representantes do Sebrae/PE, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), além de prefeituras e cooperativas do interior pernambucano. As visitas ocorrerão nos municípios baianos de Serrinha, Tucano e Conceição do Coité.