ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae e BID lançam edital que irá selecionar 10 municípios para se tornarem destinos turísticos inteligentes no Brasil

O lançamento ocorreu durante a 49ª ABAV EXPO, um dos maiores eventos de turismo, que acontece em Olinda (PE)
Por Débora Pereira
ASN PE Atualização
Compartilhe

Na última quarta-feira (21), durante a 49ª ABAV EXPO, evento considerado o mais importante do turismo brasileiro e que está sendo realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, foi lançado o edital que irá selecionar 10 municípios para se tornarem destinos turísticos inteligentes no Brasil. Esse projeto faz parte de uma parceria entre o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem o objetivo de apoiar o fortalecimento e a consolidação da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil. As cidades selecionadas irão receber assessoramento para elaborar instrumentos de planejamento e para a implementação de ações-chave para sua consolidação como destinos turísticos inteligentes.

Durante a abertura do lançamento, a analista de Competitividade do Sebrae Ana Clévia Guerreiro destacou a importância desse projeto para o turismo, que apresenta uma metodologia adequada à realidade brasileira. “Este é um momento muito importante, é mais uma etapa especial por meio desta parceria entre o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O edital que hoje estamos lançando é uma das ações do Programa Turismo Futuro e ele foi inserido, pensado e estruturado em razão dos impactos recentes causados pela pandemia no setor turístico e em toda a sua cadeia de valor nos últimos dois anos. Identificamos diversas mudanças no comportamento e nos hábitos dos consumidores turísticos que impactaram na gestão dos destinos, provocando o estabelecimento de estratégias de reativação do setor turístico pensadas, não apenas para o curto prazo, mas considerando também a permanente necessidade de oportunidade, de reconstrução dos modelos de desenvolvimento adotados por meio de ações de médio e longo prazo.”

Já o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, falou sobre a parceira com o Sebrae para a articulação desse projeto e sobre os caminhos que o edital vai abrir para encontros e articulações com destinos inteligentes. “Falamos aqui de um longo projeto de planejamento e gestão política, que tem como papel central as tecnologias para o desenvolvimento do turismo a partir de dados públicos e, assim, proporcionar mais inclusão e sustentabilidade. Ou seja, falamos aqui de tudo que aspiramos para as nossas sociedades, fazendo o possível para alinhar as agendas de apoio do BID ao Brasil. O Sebrae se empolgou com essa possibilidade e aceitou formatar conosco essa convocatória. Um aporte que tem o objetivo de apoiar 10 destinos brasileiros a desenvolverem diagnósticos e planos operacionais usando o marco conceitual dos destinos turísticos inteligentes. A iniciativa também ajudará estes destinos a implementar as ações e identificar os processos. O projeto irá apoiar os 10 destinos selecionados, mas não apenas, também vai servir de modelo, inspiração, repertório e experiência para outros lugares brilharem com o turismo inteligente. Com este edital lançado hoje, queremos facilitar a adesão a esse modelo.”

A meta é selecionar dois destinos turísticos de cada região brasileira e de variados portes, como pequeno (população estimada em até 50 mil habitantes), médio (até 100 mil habitantes) e grande porte (acima de 100 mil habitantes), para implementar novo modelo de gestão turística a partir de metodologia internacional. Podem participar da convocatória todos os destinos turísticos contemplados no Mapa do Turismo Brasileiro 2022 e serão aceitas apenas candidaturas de municípios individualmente. Os municípios interessados devem se inscrever gratuitamente, a partir de agora até dia 11 de novembro, por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos para a primeira etapa do processo de seleção. Os selecionados para a segunda etapa, por sua vez, deverão enviar outros documentos descritos no edital, bem como responder a perguntas relacionadas ao objeto da seleção. Para conferir as regras da seleção, basta acessar o endereço eletrônico: sebrae.com.br/editalsebraebid .

O gerente adjunto da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Cadu Santiago, aproveitou para agradecer a todos pela confiança na proposta técnica, pelo apoio dos envolvidos no projeto e ressaltou a importância da ação: “uma iniciativa ousada, que acredita no potencial de seus territórios. Uma iniciativa que acredita no potencial de cada um que faz o turismo e faz a diferença para que os destinos sejam cada vez mais, além de inteligentes, atrativos e acolhedores. A gente sabe que essa iniciativa tem um potencial muito grande. É gratificante sabermos que 10 destinos serão contemplados e que a gente vai poder gerar essa rede de troca. Então, foi um edital feito com muito carinho e com muito afinco, que busca fazer a diferença no Brasil.

  • Lançamento; edital; BID; Sebrae; destinos inteligentes; DTI; turismo; seleção; fortalecimento