ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae e Senai lançam nova etapa do Brasil Mais Produtivo, com foco no setor industrial

Iniciativa irá atender pequenas indústrias, por meio de ações como o ALI e consultorias especializadas
Por Amanda Claudino
ASN PE Atualização
Compartilhe

Na última quarta-feira (24), a Casa da Indústria foi palco do lançamento, em Pernambuco, da nova etapa do Brasil Mais Produtivo, cujo foco será o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira por meio da transformação digital. Na ocasião, empresários do setor industrial do estado se reuniram para conhecer os detalhes do programa, que se destaca por sua abordagem integrada, na qual o Sebrae/PE e o Senai-PE irão unir esforços para identificar e diagnosticar os principais gargalos de gestão e produção enfrentados pelas empresas participantes. A participação no programa é gratuita.

Iniciativa de âmbito nacional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo conta com a colaboração estratégica de parceiros como Sebrae, SENAI, BNDES, Finep, Embrapii e ABDI. Esses agentes trabalharão juntos em prol de um objetivo ambicioso: destinar R$ 2,3 bilhões para impulsionar a jornada digital de 200 mil indústrias em todo o país até 2027.

Por meio de metodologias que irão focar nas necessidades individuais de cada negócio, serão oferecidas soluções personalizadas que visam otimizar processos e maximizar resultados. Um dos principais pilares do programa é a Plataforma de Produtividade, uma ferramenta online que irá oferecer diagnósticos gratuitos, estratégias de gestão, consultorias especializadas e trilhas de aperfeiçoamento profissional. As empresas interessadas já podem acessar a plataforma do Brasil Mais Produtivo.

O Sebrae, por sua vez, desempenhará um papel fundamental na promoção da inovação e melhoria da gestão, por meio da metodologia ALI – Agentes Locais de Inovação. Com foco na capacitação e no acompanhamento personalizado de até 50 mil empresas em todo o País, o ALI oferece suporte direto de especialistas durante um período de seis meses, com o objetivo claro de impulsionar o faturamento e reduzir custos operacionais. Em Pernambuco, a expectativa é que mais de 100 empresas de micro e pequeno porte sejam atendidas.

Em sua fala, Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE, ressaltou a importância do ALI como uma metodologia já consolidada e eficaz, destacando seu potencial para aumentar a produtividade e promover o sucesso dos empresários industriais através da melhoria da gestão por meio da inovação. “Sabemos dos desafios enfrentados dentro da indústria, e com essa ação, quem sai ganhando são os empresários”, afirma Guerra. A diretora Técnica da instituição, Josiana Ferreira, também marcou presença no evento.

Por sua vez, o SENAI concentrará seus esforços na oferta de consultorias especializadas em lean manufacturing e eficiência energética, na capacitação profissional dos trabalhadores e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com foco nas tecnologias 4.0. “Esse é um programa que entendemos como muito importante para apoiar a produtividade das pequenas e médias indústrias, sobretudo as micro e pequenas. Essa atuação conjunta do Senai com o Sebrae é uma excelente oportunidade, porque oferece jornadas distintas para atender aquilo que a empresa efetivamente precisa”.