Reforçando o compromisso com o progresso econômico e a governança territorial na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Sebrae Pernambuco estabeleceu um acordo de parceria com o município de São Lourenço da Mata, distante cerca de 20 quilômetros da capital do estado. O plano de trabalho institucional pretende executar ações estratégicas que contribuam com o desenvolvimento da localidade, capacitando empreendedores de atividades de variados setores no biênio 2025-2026. A previsão é beneficiar mais de três mil empreendedores e potenciais empresários, bem como estudantes, professores e integrantes do poder público que são público-alvo vinculado ao instrumento.
A coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Competitividade do Sebrae/PE para a RMR, Alicya Chaves, destaca que, sempre respeitando a vocação e o histórico de atuação no município, o acordo vai contemplar intervenções com foco na melhoria do ambiente de negócios, educação empreendedora, startups, desenvolvimento territorial e competitividade.
Entre as principais intervenções propostas estão o fortalecimento do eixo de compras públicas do programa Cidade Empreendedora, incluindo consultorias para estruturar o edital de compra publica para agricultura familiar e para a criação do Plano Anual de Compras do Município. Essa última ferramenta é essencial para pequenas empresas e produtores rurais porque permite que eles se antecipem às oportunidades de venda para o setor público.
Alicya Chaves, coordenadora de Desenvolvimento Territorial e Competitividade do Sebrae/PE para a RMR
Alicya antecipa outros pontos contemplados no acordo de parceria institucional com São Lourenço da Mata. “O Sebrae/PE vai estruturar o Plano Municipal de Turismo, instrumento fundamental para promover o desenvolvimento sustentável do setor em uma cidade. Também promoverá a primeira turma do Empretec Rural na Região Metropolitana do Recife. Esse programa da Organização das Nações Unidas potencializa o comportamento empreendedor dos participantes, neste caso, com atuação no agronegócio”, ressalta.
Outras medidas previstas para o período de dois anos incluem a participação de empreendimentos de médio porte no Programa de Qualificação de Fornecedores para Grandes Empresas, capacitações para os grupos de beleza, comércio e empresas de alimentação fora do lar, mentoria para aplicação da Lei de Liberdade Econômica e realização de uma Jornada de Empreendedorismo Feminino para mães atípicas. O acordo também vai incluir medidas para fortalecer a Cooperativa de Piscicultores de São Lourenço da Mata e a Sala do Empreendedor, consultoria para o mapeamento urbanístico do local e apoio ao programa Todos Pelo Comércio Local, iniciativa que envolve a oferta de descontos e benefícios a servidores e empregados públicos da administração direta e indireta do município, entre outras abordagens.
“Já foram estabelecidos acordos de parceria robustos com municípios como Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e a própria cidade de São Lourenço da Mata, mas este é o primeiro assinado com uma prefeitura da Região Metropolitana do Recife com valor estimado de realização superior a R$ 1 milhão e validade de dois anos. Esse período foi identificado como estratégico para garantir a continuidade e o impacto das ações de desenvolvimento econômico no município”, detalha a coordenadora. “Um acordo plurianual permite um planejamento mais estruturado, evitando ações isoladas ou descontinuadas e evita gastos com negociações e reformulações constantes do plano de trabalho. Além disso, possibilita um melhor aproveitamento de programas de capacitação, consultorias e eventos, otimizando os investimentos do Sebrae/PE e da Prefeitura”, reforça Alicya Chaves.
O Sebrae Pernambuco tem um histórico crescente de apoio prestado às empresas de São Lourenço da Mata, onde há uma forte demanda por serviços de capacitação e consultoria. O município abriga aproximadamente 6,4 mil empresas ativas, das quais 97,7% são de pequeno porte, incluindo 4,5 mil microempreendedores individuais (MEIs), 1,6 mil microempresas (MEs) e 213 empresas de pequeno porte (EPPs). A alta concentração de pequenos negócios destaca a importância de iniciativas estratégicas para apoiar e fortalecer este segmento, que desempenha papel essencial na economia local.
O plano de ação da parceria prevê a realização de mil horas de ações, entre consultorias, instrutorias, missões e caravanas. “A parceria com o Sebrae/PE é essencial para enfrentar esses desafios, pois oferece soluções que visam melhorar a gestão das empresas locais, aumentar sua competitividade e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. A continuidade da cooperação técnica com a gestão municipal será fundamental para fortalecer o empreendedorismo local, promover a geração de empregos e a sustentabilidade dos negócios, reduzir a mortalidade empresarial e promover um ambiente de negócios mais próspero e competitivo”, completou Alycia Chaves.