ASN PE Atualização
Compartilhe

Superintendente Murilo Guerra e deputada Débora Almeida discutem estratégias para fortalecer pequenos negócios

Reativação da Frente Parlamentar das MPEs na Alepe figura entre as principais pautas do encontro, realizado no Sebrae
Por Amanda Claudino
ASN PE Atualização
Compartilhe

O superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra, recebeu, nesta terça-feira (12), a deputada estadual Débora Almeida para discutir temas relevante para o fortalecimento dos pequenos negócios no estado. A reativação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) destacou-se como um dos principais assuntos discutidos no encontro. Além disso, foram apresentadas à parlamentar pautas estratégicas para fortalecer o ambiente de negócios, com ênfase na simplificação da burocracia e no estímulo a atividades como a bovinocultura de leite, queijarias e a produção do mel no Araripe.

Murilo Guerra destacou a importância de uma agenda propositiva que torne Pernambuco um ambiente mais dinâmico e atrativo para empreendedores. Segundo ele, a Frente Parlamentar pode ser um espaço fundamental para aproximar os parlamentares das demandas do setor.

Precisamos promover reuniões recorrentes para apresentar projetos que facilitem a vida do pequeno empresário e impulsionem setores estratégicos da economia. São medidas que podem beneficiar diretamente os negócios e contribuir para o desenvolvimento do estado.

Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra

Entre os temas abordados na reunião, esteve a necessidade de avançar com o Projeto de Lei 1.459/2023, atualmente sob relatoria de Débora Almeida. O PL propõe a criação de descontos no licenciamento ambiental para pequenos produtores rurais, reduzindo custos e incentivando a formalização no setor. Também foi discutida a implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF), que permitirá a comercialização de produtos de origem animal inspecionados pelos municípios em todo o estado, ampliando as oportunidades para produtores locais. Além disso, o Sebrae defende a isenção do ICMS para empresas optantes do Simples Nacional.

Foto: Matheus Augusto

Débora Almeida reforçou seu compromisso com os pequenos negócios e se comprometeu a articular a reativação da Frente Parlamentar já a partir da próxima semana. A deputada destacou ainda sua atuação em projetos como a criação de um novo Código Sanitário para Pernambuco, que busca dar mais segurança jurídica aos empreendedores ao eliminar regras subjetivas que dificultam a regulamentação dos negócios. “Estamos formando uma comissão especial para debater o novo código, e o Sebrae será uma das instituições participantes desse processo“, pontuou. Outro projeto em andamento, defendido pela parlamentar, é o tombamento do queijo coalho como patrimônio de Pernambuco, medida que busca valorizar a identidade cultural e produtiva do estado.

-