Lideranças de ecossistemas de inovação de todo o país participaram, nesta quarta-feira (11), do primeiro dia de atividades do terceiro ELI Summit. Realizado pelo Sebrae Nacional e pelo Sebrae Pernambuco, o primeiro dia do evento, realizado de forma pioneira em Petrolina, abordou o tema “Especialização Inteligente”, com uma agenda voltada para a inovação e o desenvolvimento local. Com a participação de especialistas e gestores, o encontro promoveu debates sobre como a inovação pode impulsionar a transformação digital nas cidades e fortalecer alianças estratégicas para o progresso urbano.
Pela manhã, a programação incluiu oficinas práticas sobre como “Como fazer a transformação digital do município”, “Como estruturar um pacto de inovação” e “Como fomentar uma universidade engajada e empreendedora”. As ações foram conduzidas por Carina Rapetti, Thorsten Kliewe e Josep Miguel Pique. Já à tarde, a diretora de Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais do Malaga Tech Park, Sonia Palomo, trouxe discutiu o tema “Aliança para inovação do desenvolvimento local”, a partir da experiência do parque tecnológico, considerando referência mundial em inovação tecnológica.
A criação do Parque Tecnológico de Andaluzia, no Sul da Espanha, remonta à década de 1990, resultado de uma iniciativa do governo local, que ganhou mais força com a chegada da Universidade de Málaga ao ambiente. Hoje, o ecossistema reúne mais de 25 mil empregados e 660 empresas, sendo responsável por 20% do Produto Interno Bruto de Málaga, cidade onde está localizado. Palomo atribui o sucesso do ambiente ao modelo de governança, que aposta na cooperação público-privada e na estreita colaboração entre a Universidade e o parque tecnológico.
PITCHES
Ainda à tarde, ecossistemas de inovação de todo o país também puderam apresentar seus cases em uma sessão de pitches. Entre os participantes, estiveram representantes de Ijuí; Caxias do Sul e Vale dos Sinos (RS); Campo Grande (MS); Currais Novos (RN); e Igarassu (PE).
Para Verônica Ribeiro, secretária de Educação Profissional de Igarassu e CEO do Hub Canoa Grande, representante pernambucano na apresentação dos pitches, o momento foi importante para trocar experiências e fazer conexões. “Viemos aqui, principalmente, para entender como as outras comunidades conseguiram se formalizar, porque queremos dar esse passo, e também buscar parceiros e investidores para nossas startups”, afirmou. Além disso, ressaltou que o hub tem como propósito o desenvolvimento da cidade de Igarassu e de toda a região do litoral norte pernambucano.
PROGRAMAÇÃO
A programação do primeiro dia de evento terminou com painéis sobre “Alianças estratégicas para inovação” e “Governança inteligente”, além de uma palestra sobre “Estratégias de Smart Cities para transformação digital”, ministrada pelo ex-prefeito da cidade espanhola de Alella, Andreu Francisco. Até a sexta-feira (13), ainda serão discutidos os temas de governança e ambientes de inovação. A programação completa do ELI Summit está disponível no site do evento.
-