O terceiro dia de programação do REC’n’Play, na última sexta-feira (08), reuniu, no estande Sebrae na Rua, representantes de um setor que ganha cada vez mais força no empreendedorismo, reunindo conhecimento, criatividade e inovação nos negócios: a economia criativa. Com mediação de Thiago Suruagy, gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae/PE, o painel “Digitalizando a criatividade: o impacto da produção digital na economia criativa” trouxe as experiências de Daniel Gomes, criador do podcast e perfil no Instagram Samba Cast, e Hugo Fernando, idealizador do perfil Brasil Grooves. Ambos descobriram no gosto pela música e na afinidade com o digital a oportunidade de uma nova fonte de renda.
Arquiteto de formação, DJ e apaixonado por música brasileira e discos de vinil, Hugo Fernando está sempre pesquisando versões, histórias e detalhes de álbuns e discografias de artistas diversos, que ainda não estão disponíveis no meio digital ou foram pouco explorados. Ele compartilha esses achados com seus 76 mil seguidores no Instagram, além dos ouvintes do programa de rádio Nagulha FM e do seu canal no YouTube. A visão de adaptar os achados musicais para os formatos digitais transformou-se em um negócio. “Antes eu compartilhava minhas pesquisas apenas com conhecidos. Mas quando percebi que pessoas que eu nem imaginava começavam a interagir e compartilhar, vi que ali havia uma oportunidade interessante para rentabilizar”, revelou Hugo.
O jornalista Daniel Gomes, ao observar o crescimento dos podcasts e o alcance de alguns desses conteúdos, decidiu utilizar esse formato para compartilhar suas pesquisas e conhecimentos sobre samba e pagode no Spotify e, mais recentemente, no Instagram. “As mudanças no hábito de consumo de música influenciam muito nosso setor. Por isso, percebi que era preciso adaptar o conteúdo do podcast para as redes sociais, o que exige mais esforço, mas cria oportunidades para esse tipo de negócio”, explica Daniel. Para ele, é essencial estar presente nas plataformas digitais onde os ouvintes, seguidores e artistas estão, além de “ter coragem de se expor nesses canais” para gerar mais identificação com o público.
Tanto Hugo Fernando quanto Daniel Gomes continuam atuando em suas profissões de origem, arquiteto e jornalista, respectivamente, mas já conseguem incrementar seus rendimentos com os novos negócios criados no ambiente digital.