ASN PE
Compartilhe

Jornada de Negócios é lançada na 9ª edição do Mangue.Bit 2025

Iniciativa do Sebrae e do Porto Digital vai conectar negócios ao ecossistema de inovação. Instituição também marcou presença em painel e apoiou participação de startups
Por Larissa Correa
ASN PE
Compartilhe

A nona edição do Mangue.Bit, maior conferência de startups do Nordeste, contou com a participação ativa e estratégica do Sebrae Pernambuco. Parceira dos pequenos negócios, a instituição esteve presente com a apresentação de novas iniciativas de fomento ao setor, participação de especialistas em painéis e na exposição de empreendimentos. O evento foi realizado pela Comunidade Manguezal na última sexta-feira (08), no Museu Cais do Sertão, no Recife.

No encontro, a diretora Técnica do Sebrae/PE, Josiana Ferreira, antecipou detalhes da nova parceria com o Porto Digital.

A Jornada de Negócios é voltada para conectar os interessados ao melhor do ecossistema de inovação. Ela pretende ser o impulso que faltava para os negócios inovadores decolarem.

Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE.

A Jornada de Negócios contempla uma série de ações práticas, como desafios de empreendedorismo e inovação para as fases de ideação e validação de soluções, hackathons e ideathons, rodadas de negócios e conexões com investidores e estratégicas. Os selecionados têm acesso a mentorias de mercado, trilhas personalizadas, preparo para a captação de investimentos e validação rápida e eficiente das soluções.

Para saber qual a solução ideal para o momento da empresa, basta os interessados acessarem site.portodigital.org/jornadadenegocios. Após a pré-inscrição, o perfil será analisado e os responsáveis receberão a indicação do melhor caminho a seguir dentro da empreitada.

Mais

Outro destaque do Sebrae/PE no evento foi a participação da gerente de Negócios Inovadores, Evelyne Labanca, no painel Mar de Oportunidades – Pernambuco como centro da inovação. Ela falou sobre o Startup NE, programa do Sebrae voltado para desenvolver os pequenos negócios inovadores no Nordeste brasileiro, e enfatizou a importância da cooperação entre diferentes players do ecossistema.

“Ninguém faz nada sozinho. O trabalho tem que ser integrado. E é preciso olhar para o lado para identificar as oportunidades. Existem de 550 a 600 microempresas e empresas de pequeno porte em Pernambuco, e as startups representam apenas 0,01% do total. O restante é formado por negócios tradicionais. Será que essa maioria não poderia ser compradora de inovação?”, provocou Evelyne.

A gestora ressaltou ainda a integração do Recife no Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2025, publicação anual da organização internacional Startup Genome, referência mundial na análise de ecossistemas de startups. A capital pernambucana será um dos primeiros ecossistemas brasileiros a receber um diagnóstico aprofundado, com base na metodologia aplicada pela instituição em mais de 65 países. Florianópolis (SC) e São Paulo (SP) também participam da mobilização.

As iniciativas são resultado de uma cooperação estratégica entre o Sebrae e a Startup Genome e reforçam o posicionamento de Recife entre os principais polos de inovação do mundo. Evelyne destaca também a importância da inclusão do Recife no GSER 2025 com o início de uma nova fase para o Brasil no cenário global de informação.

Vamos utilizar a metodologia para coletar dados e produzir ainda mais conhecimento sobre esses territórios. Com esses dados em mãos, poderemos desenvolver estratégias ainda mais assertivas para fomentar esses ecossistemas.

Evelyne Labanca, gerente de Negócios Inovadores do Sebrae/PE.

A discussão foi mediada por Laís Xavier, vice-presidente da Confederação Assespro e cofundadora do Tech Woman. O painel teve ainda as explanações de Ana Paula Machado, gerente executiva do Hubine do Banco do Nordeste, e Kenys Bonatti, secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

O Sebrae/PE também participou da Exposição de Startups do MangueBit. Cinco empreendimentos receberam apoio da instituição para apresentar suas propostas e serviços durante o evento: Cozex, GPC – Gestão para condomínios, Med7 Produtos Hospitalares, Naga.IA e XP Energy.