ASN PE
Compartilhe

Mais de 1,5 mil pessoas participam do Startup Day no Sertão pernambucano

Com recorde de público, evento passou por Petrolina, Serra Talhada e Araripina, promovendo palestras, workshops e competições
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

A inovação e o empreendedorismo seguem vivos no Sertão pernambucano. Mais de 1,5 mil pessoas, entre estudantes, empresários, representantes do setor público e especialistas, participaram de mais uma edição do Startup Day, realizado nas cidades de Araripina, Serra Talhada e Petrolina. O evento contou com palestras, workshops e rodas de conversa conduzidas por grandes nomes locais e nacionais, além de diversas atividades gratuitas. Em todo o estado, foram mais de se

FOTOS SENAI 22-03-04

is mil inscritos.

Petrolina 

Pela primeira vez, o Startup Day no Vale do São Francisco contou com três polos simultâneos, reunindo o maior público do estado, com mais de 750 participantes. No polo Sebrae Petrolina, o evento apresentou exposições de startups, painéis e palestras sobre robótica, inovação territorial e estratégias tecnológicas voltadas ao agronegócio. O destaque foi a palestra de Tony Ventura, que abordou os benefícios da inteligência artificial nos negócios.

Igor Coelho, idealizador do Podcast Flow, foi destaque no polo Senai Petrolina

No polo Senai Petrolina, a cultura maker foi protagonista, especialmente nas atividades voltadas ao universo dos games. Um dos momentos mais esperados foi a participação do influenciador Igor Coelho, idealizador do Podcast Flow. Diante de um auditório lotado, ele compartilhou sua experiência na comunicação digital e ressaltou a importância da inovação em qualquer modelo de negócio. “Inovação é algo que precisamos acompanhar de perto, sobretudo porque o feedback na internet é muito rápido. No digital, tudo acontece em outro ritmo e se manter relevante é o grande desafio”, destacou Igor.

Nesta edição, o Startup Day Petrolina abriu espaço para discussões sobre inovação na saúde, promovendo painéis e palestras sobre transformação digital no setor, criação de startups e novas tecnologias para a saúde pública.

“Foi a maior e melhor edição até agora. Alcançamos o primeiro lugar em número de participantes por município e o segundo lugar entre as regionais do Sebrae. Tivemos um público diverso, formado por jovens, adultos e crianças, startups, empresários, empreendedores, professores de nível superior e da educação básica, além de estudantes de todos os níveis”, destacou Kátia Souza, analista do Sebrae/PE e organizadora do evento no Sertão.

O evento contou com a exposição de 34 especialistas, entre painelistas, palestrantes e instrutores, além de 8 painéis, 4 palestras, 4 sessões de matchmaking, 21 oficinas, participação de 10 startups e a presença de 2 investidores.

Serra Talhada 

O evento em Serra Talhada atraiu caravanas de alunos de diversas instituições dos Sertões Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica, que compareceram em peso para acompanhar uma maratona de palestras e workshops simultâneos sobre temas como internet das coisas, criação de negócios inovadores, e-commerce, empreendedorismo rural, educação empreendedora e economia criativa. O município registrou a participação de 689 pessoas.

“O resultado foi incrível! Superamos os números de 2024 e vimos que diversos atores do ecossistema de inovação marcaram presença, como universidades, escolas e representantes do setor privado e público. Muitos prefeitos e secretários circularam pelo evento. Este é o quarto ano consecutivo que Serra Talhada recebe o Startup Day. E o crescente interesse nos temas abordados só reforça o potencial da região para inovação”, destacou Amanda Barbosa, analista do Sebrae/PE responsável pelo evento.

João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna, foi um dos destaques da programação em Serra Talhada

O grande destaque da programação foi a palestra “Na trilha do Mestre: Tradição para Inovação”, ministrada por João Suassuna, neto mais velho do dramaturgo Ariano Suassuna. O empresário trouxe reflexões sobre vocação, autoconhecimento e propósito. “A tecnologia é um meio, não um fim. Antes da tecnologia, vem o conhecimento. Inovar requer criatividade e repertório”, afirmou, sendo ovacionado pelo público.

Outro ponto alto foi a batalha de startups, uma competição em que empreendedores apresentaram suas soluções a uma banca de especialistas em inovação. Das 39 startups inscritas, 8 chegaram à final. A vencedora foi a PetHope, de Salgueiro, que utiliza tecnologia para promover mobilidade para pets com deficiência. Como premiação, a equipe ganhou 10 horas de mentoria para refinamento do negócio e o custeio de transporte e hospedagem para participar do Rec’n’Play, em outubro, no Recife.

Araripina 

No Sertão do Araripe, o destaque da programação foi a palestra de Patrick Gouy, CEO da Recrut.AI, startup pernambucana que usa inteligência artificial no recrutamento e seleção de talentos.
“O balanço foi muito positivo! O evento trouxe uma programação que agradou ao público e atingiu nossos objetivos de promover debates relevantes, como a popularização da inteligência artificial. A IA está em alta e desperta o interesse de todos”, destacou Hugo Gonçalves, organizador do Startup Day Araripina.

Além disso, o evento reuniu especialistas e empreendedores para discutir inovação e transformação digital. Outro momento importante foi a mesa-redonda sobre o papel do HUB Inova Araripe na captação de recursos para projetos inovadores. Apesar da chuva, o público compareceu em peso, registrando 106 participantes presenciais no polo Araripe.