Pernambuco foi palco, neste sábado (16), de um movimento intenso de inovação e empreendedorismo com a realização da 10ª edição do Startup Day, evento promovido pelo Sebrae/PE em parceria com o ecossistema de inovação local. Ao todo, cerca de 2,4 mil pessoas se reuniram em sete cidades do Estado – um crescimento médio de 38% em comparação com o ano passado, o que demonstra o interesse crescente na temática da inovação e dos novos modelos de negócios. Mais de 80 startups em diversos níveis de maturação participaram do evento, além de estudantes, empreendedores, investidores e curiosos sobre o universo da inovação.
Criado de forma colaborativa, o Startup Day é um evento promovido pelo Sebrae Startups em todo o país. Neste ano, cerca de 180 cidades brasileiras sediaram o projeto. Em Pernambuco, a programação ocorreu nos municípios de Recife, Água Preta, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina e Araripina. O superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, destacou a importância da inovação e da adaptação contínua para o futuro dos negócios. “Não há empreendedor, não há empresa, grande ou pequena, que se mantiver seu negócio com as posturas de hoje, não sucumbirá. Essa é a importância de estarmos pensando e trabalhando pelo futuro”, afirmou durante a abertura do evento em Garanhuns.
Entre os destaques da programação, esteve a presença de Karine Oliveira, fundadora da Wakanda Educação, edtech que oferece conteúdos de empreendedorismo para negócios periféricos. Ainda foram realizadas oficinas e palestras sobre diversos temas relacionados à inovação, a exemplo de modelagem de negócios, jornada empreendedora e formas de acesso a recursos.
Também houve espaço para que as startups pudessem apresentar seus projetos. É o caso da Fidelizza, startup que nasceu em Garanhuns como forma de aprimorar o serviço de fidelização de clientes utilizado por empresas. Criada em 2018 pelo desenvolvedor de sistemas Rodrigo Trajano, a Fidelizza já está presente em 21 estados e conta com mais de 11 mil usuários e 200 empresas cadastradas. “Com nossa plataforma, as empresas conseguem acompanhar e ter mais controle sobre os seus clientes e oferecer serviços mais personalizados. Já os clientes conseguem ver todos os negócios do seu município que aderiram ao Fidelizza”, explica o estudante Arthur Leandro, responsável pela área comercial da startup.
Além disso, a agenda também incluiu a realização de demodays, em Garanhuns e Água Preta, durante os quais startups puderam apresentar seus protótipos e ideias para investidores. Ainda, no Recife, houve a conclusão do Fast Motion, programa de pré-aceleração executado pelo Sebrae que capacitou empreendedores de 16 startups que estão começando a tracionar no mercado. Os melhores projetos foram contemplados com um ano de acesso livre ao coworking da Foz Centro de Inovação. Já em Serra Talhada, cidade que reuniu o maior público do evento no Estado, com 651 participantes, a inovação foi combinada com poesia e música e finalizou com apresentações de projetos desenvolvidos em escolas técnicas da região do Pajeú.