O município pernambucano de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, foi um dos escolhidos para receber o ELI Ativa, iniciativa do Sebrae Startups, em parceria com a empresa de design e inovação Fab Lab Recife, voltada para a formação de novos territórios inovadores. A ideia é realizar ações que visam democratizar a cultura da inovação e desenvolver o município com base no empreendedorismo inovador. A jornada em São Lourenço começou com um workshop, realizado no último dia 6, na sede da Regulação Fundiária Urbana (Reurb), no centro. O município é o único do Nordeste a receber o projeto-piloto dessa metodologia.
“Historicamente, São Lourenço mantém uma vocação para o agro e percebemos que podemos explorar essa aptidão, mostrar que a cidade pode ir além, gerando outras oportunidades para seus moradores. Queremos provar que é possível estimular a criação de comunidades criativas e inovadoras em municípios de qualquer tamanho e realidade social. Para isso, vamos chamar a comunidade para junto. É um processo de construção coletiva, que abarca desenvolvedores de startups locais, estudantes, profissionais da área de tecnologia e quem mais estiver disposto a colaborar”, destacou Nayara Melo, analista do Sebrae/PE.
A iniciativa é composta por algumas etapas, que vão desde a metodologia para promover o espírito empreendedor inovador nas comunidades e o mapeamento dos atores até planos de ação efetivos que buscam soluções para problemas locais e nacionais por meio da inovação. O perfil das cidades escolhidas para receber a metodologia ELI Ativa são as que possuem pouca presença ou ausência de empreendedorismo inovador, instituições dedicadas à inovação, startups e políticas públicas que apoiam o empreendedorismo inovador, mas que, ao mesmo tempo, tenham interesse em gerar negócios com perfil inovador.
“Nosso objetivo é fazer com que os municípios tenham autonomia para inovar, tornando-os mais atrativos para os seus moradores e para pessoas de fora que pensam em investir naquela localidade. A gente pretende fazer com que todos cresçam pelo caminho do empreendedorismo inovador”, explicou Edgar Andrade, CEO do Fab Lab Recife.
Além da pernambucana São Lourenço da Mata, o projeto também está sendo implementado pela primeira vez nas cidades de São José d’ Aliança (Goiás) e Tijucas (Santa Catarina). O cronograma do ELI Ativa no município do Grande Recife prevê atividades até maio de 2024, com encontros presenciais e remotos e divulgação de resultados.