Foi dada a largada na 6ª edição do Rec’n’Play, evento que reúne conhecimento, tecnologia e cultura e já virou tradição no calendário do Recife. O pontapé inicial da programação foi o painel “O Futuro nos Conecta”, mediado pela atriz, diretora, apresentadora e ativista Regina Casé. Ela esteve acompanhada de outras grandes mulheres, como a ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó, a cantora e compositora Joyce Alane, a professora da UFPE Antonella Galindo e a diretora executiva do Porto Digital, Mariana Pincovsky. Juntas, elas discutiram possíveis futuros dentro de variados cenários, como o ambiental, o mercado de trabalho e o social. Durante o painel, as especialistas conversaram sobre os desafios e oportunidades em um futuro onde a tecnologia ganha cada vez mais terreno e o processo é inevitável.
“Eu sempre acreditei que a tecnologia e a criatividade caminham juntas e o Nordeste é a prova disso. A região se apropriou da tecnologia. O futuro parece ser algo muito longe, mas esse espaço de debate é a prova de que a gente está vivendo o futuro hoje”, destacou Regina.
Alice Pataxó trouxe uma perspectiva essencial sobre o papel da comunicação como ferramenta de resistência e informação para os povos originários. “Eu comunico para dentro e para fora da aldeia. O objetivo é que todos possam entender a realidade do meu povo, então minha mensagem precisa ser acessível para todos, desde o analfabeto até o letrado,” explicou Alice, destacando a importância da acessibilidade da informação como uma ponte entre culturas.
A transição do analógico para o digital e a inclusão de gerações distintas foram tópicos centrais, especialmente no mercado de trabalho, onde desafios como o etarismo foram abordados. “Com 70 anos, eu vivo o etarismo. É um preconceito muito presente. Todos vão envelhecer um dia, e acredito que precisamos repensar processos seletivos para garantir equidade entre os conhecimentos de jovens e seniores,” declarou Regina Casé, chamando a atenção para a importância de diversidade geracional e valorização da experiência no ambiente corporativo.
O painel abriu a programação do Rec’n Play com discussões fundamentais sobre inclusão, sustentabilidade e o papel da tecnologia como meio de aproximação e fortalecimento das vozes da sociedade.