ASN PE
Compartilhe

Sebrae e Porto Digital fecham acordo para impulsionar o empreendedorismo inovador

Pacote de ações visa acelerar ecossistemas de inovação nas cidades do Recife e Caruaru
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

O Sebrae Pernambuco e o Porto Digital assinaram, nesta terça-feira (28), um acordo de parceria voltado ao fortalecimento do empreendedorismo inovador. O objetivo da cooperação é estimular o desenvolvimento de startups em diferentes níveis de maturidade no Recife e em Caruaru. As atividades serão desenvolvidas de forma colaborativa entre as duas instituições. Ao todo, são mais de 12 programas e ações nos próximos sete meses, entre hackathons, formações empreendedoras, pré-incubação, incubação e aceleração.

Esse acordo é importante, pois ele vem no sentido de fortalecer todo o ecossistema de inovação do estado, por meio do fomento às startups sediadas em duas grandes cidades do nosso estado. Várias ações serão desenvolvidas nos próximos meses e irão culminar no Rec’n’ Play, que é o grande carnaval da inovação. A gente quer amadurecer as startups para que elas consigam acessar novos mercados e atrair investidores.

Josiana Ferreira, diretora Técnica do Sebrae/PE.

No Recife, serão executados hackathons, focados em startups na fase de ideação, com os dois primeiros previstos para junho e julho. Os participantes também poderão integrar o Empretec Startup, para desenvolver suas habilidades empreendedoras, e o Early Stage, programa de capacitação e mentoria que visa apoiar a validação de soluções e modelos de negócios.

As startups que já tiverem produtos em validação no mercado poderão participar, no segundo semestre, do Fast Motion e da incubação Sebraetec Negócios Inovadores para garantir um desenvolvimento ainda mais robusto. Para startups que estão buscando investidores, a programação prevê, ainda, um road show com investidores do Sul e Sudeste do país, que deverá acontecer durante o Rec’n’Play.

Já em Caruaru, a proposta é organizar hackathons no Armazém da Criatividade, além de edições do Empretec Startup e do Early Stage. “Queremos preparar essas startups para que, no início do próximo ano, elas possam entrar no processo de incubação do Armazém da Criatividade”, destacou Thiago Suruagy, gerente de Negócios Inovadores do Sebrae/PE.

“Começamos a buscar parcerias e uma delas firmamos com o Sebrae, para desenvolver projetos ao longo deste ano. São 12 eventos no total que ligam inovação ao empreendedorismo, com objetivo de acelerar essas startups. Esse é só o primeiro ano, ainda temos muito o que fazer”, elencou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

As instituições trabalharão juntas na articulação das startups e parceiros para executar estes programas e impulsionar o surgimento de startups relevantes no Recife e Caruaru. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o ecossistema do Porto Digital, que é uma referência internacional e um verdadeiro celeiro de negócios inovadores”, afirmou Suruagy.

MANGUE.BIT

O lançamento do projeto aconteceu dentro da programação do Mangue.bit, evento organizado pela Comunidade Manguezal, com apoio do Sebrae/PE, com o objetivo de promover o encontro de empreendedores e aspirantes a empreendedores de startups. O evento já se consagrou como um dos principais encontros do ecossistema de inovação do Recife.

No Mangue.bit, o Sebrae/PE apresentou um espaço de conexão no qual os empreendedores tiveram a oportunidade de trocar informações entre si e com a equipe do Sebrae/PE, que divulgou programas como o Grow Fast Motion, programa de aceleração de vendas de startups, e a chamada aberta do Fast Motion, voltada para capacitação de empreendedores em estágio inicial. Ao longo da tarde, startups que já participaram dos programas Early Stage, Fast Motion e Capital Empreendedor também interagiram e trocaram experiências.