ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae e UFPE assinam acordo para desenvolvimento de empreendimentos inovadores

Parceria irá contemplar diversas iniciativas para fortalecer startups do polo tecnológico e criativo da instituição de ensino
Por Amanda Claudino
ASN PE Atualização
Compartilhe

Para fomentar o empreendedorismo inovador dentro do ambiente universitário, o Sebrae Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) assinaram, nesta sexta-feira (02), um acordo de cooperação técnica. A parceria irá contemplar uma série de iniciativas que serão executadas pelas duas instituições, a exemplo do intercâmbio de experiências e de técnicos e a execução de cursos, programas, projetos e interesse comum. O projeto tem como foco o desenvolvimento das startups incubadas na instituição de ensino, com a perspectiva de que consigam alcançar e se firmar no mercado, mas busca, também, fortalecer as estruturas de inovação da Universidade.

Superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra celebrou a parceria, ressaltando a importância de que a inovação produzida no meio acadêmico consiga alcançar o mercado. Vale ressaltar que a UFPE é o berço de importantes startups pernambucanas, a exemplo da In Loco e da Neurotech. “O lugar do futuro é a Universidade, que conta com pessoas que estudam e querem transformar conhecimento em empreendimentos. Tenho a certeza de que estamos no momento e no lugar certo”, afirmou. A ação contou, ainda, com a presença da diretora técnica do Sebrae/PE, Josiana Ferreira, e do reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Gerente da Unidade de Negócios Inovadores (UNI) do Sebrae/PE, Thiago Suruagy reforçou que as instituições atuam juntas há anos. Esse diálogo, inclusive, foi essencial para a criação do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo TeC), criado em 2020. “Com esse acordo, formalizamos essa parceria para oferecer todo suporte necessário para a disseminação da cultura empreendedora na Universidade”, ressaltou. Nesse sentido, uma das ações previstas é o apoio para que a incubadora do Polo TeC obtenha a certificação de nível 1 do Cerne.

O cronograma de atividades para os próximos cinco anos inclui, ainda, a formação empreendedora para projetos pré-incubados, a realização de eventos conjuntos e o apoio para internacionalização de projetos pré-incubados e startups incubadas. “O Sebrae esteve em todos os momentos de estruturação do nosso polo tecnológico e isso culmina com esse acordo de cooperação técnica que vai consolidar essa jornada”, pontuou o diretor de Inovação e Empreendedorismo da UFPE, José Roberto Guerra.