Valorizar a educação ainda é a melhor maneira de incentivar as pessoas a tornarem o mundo um lugar melhor para se viver. A startup Prol Educa vai além disso, ela busca promover a inclusão social por meio da educação, ofertando bolsas de até 70% em instituições de ensino privado a alunos sem condições de arcar com o valor integral. A startup pernambucana já foi incubada no ano passado pelo Porto Social, e acelerada pelo InovAtiva Brasil, em 2017. Este ano, e foi selecionada para o InovAtiva de Impacto – Ciclo 2020.
-
No início, com 40 escolas parceiras e 128 matrículas realizadas no ano, o levantamento atual chegou a mais de 400 escolas e 1390 alunos beneficiados. Esses números são baseados no modelo inovador voltado em oferecer vagas, na plataforma on-line do Prol Educa, as quais não foram preenchidas nas matrículas das instituições de ensino privadas. Atualmente, a startup atua em seis estados, com perspectiva de crescer para todo o país.
-
O sócio fundador e COO da Prol Educa, Pettrus Nascimento, contou que a participação no InovAtiva mudou a sua vida como empreendedor, ensinando-o a fazer um bom plano de negócios. “Penso que uma vez na rede, sempre na rede. Este ano, vi a oportunidade no edital do inovAtiva de impacto, voltado pra projetos que impactam na sociedade, esse é meu propósito. Inovação de impacto me ajuda a entender como melhor metrificar meu impacto na sociedade, como criar um modelo sustentável com retorno financeiro”.
-
Vindo de uma vida modesta na comunidade da Mustardinha, no Recife, Pettrus e o seu sócio e CEO no Prol Educa, Petrus Vieira, foram alunos bolsistas da rede privada, partindo daí o insight do empreendimento. “É um privilégio colaborar no setor de Edtechs, trazendo inovação, mais inclusão e poder aumentar a qualidade do nível da Educação, em um pais como no Brasil, onde se possui 2,5 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Não é conto de fadas, é um trabalho duro”, relatou o CEO.
-
Em um momento em que boa parte das escolas estão com aulas presenciais interrompidas, em razão da pandemia, a Prol Educa, por ser sempre digital, ampliou o seu mercado como estratégia para driblar esse momento. “Nossa estratégia foi entrar em outros tipos de ensino como, por exemplo, o técnico, a graduação e a pós. Fechamos parcerias com instituições de ensino superior no Grande Recife, e grandes grupos educacionais. Criamos uma tese de mudança na Prol, estruturamos nossa marca, estamos de cara nova e. em breve, nova plataforma e APP quentinho, saindo do forno”, ressaltou.
-
Com sede no Centro de Inovação para Saúde e Educação (FOZ), a Prol Educa também foi a primeira turma de Residentes na Estação Hack From Facebook & Artemisia. Agora, como a maioria das statups, a Prol Educa segue bem, nesse momento de instabilidade. “Aqui adotamos a Adaptabilidade – Prol Educa fez diferente, continuamos com todo time e cada vez mais fortes. Nossa meta para este ano de 2020 era de 1000 alunos beneficiados. Em setembro, já batemos nossa meta”, destacou Pettrus.
-
Serviço:
Prol Educa:
Instagram: @proleduca
WhatsApp: 81 3094-2161
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 991946690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae (IOS e Android)