ASN PE
Compartilhe

Feira do empreendedor orienta como adotar práticas ESG nos pequenos negócios

Arena ESG, espaço dedicado à sustentabilidade nos pequenos negócios, apresenta cases, tendências e experiências interativas de boas práticas ambientais, sociais e de governança
Por Adriana Amâncio
ASN PE
Compartilhe

Combinar sustentabilidade e lucratividade não é apenas uma questão social. Ter uma pequena empresa amparada em cuidados ambientais, sociais e de governança, ou ESG – Environmental, Social and Governance, é uma vantagem competitiva e pode determinar o futuro do empreendimento. Por essa razão, a 12ª Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Brasil, contará com a Arena ESG. O espaço reúne pequenas empresas, tendências, ideias e experiências imersivas que mostram que ESG é viável aos pequenos negócios.

Dentre as empresas que irão participar do evento, estão a Refazenda, empresa de moda autoral com impacto positivo e que carrega a sustentabilidade no seu DNA, e a biofábrica de corais, startup que realiza ações de restauração dos recifes, por meio do cultivo de corais, além de incentivar práticas de educação socioambiental. Os donos desses pequenos negócios vão compartilhar com o público como se deu a implementação de iniciativas ESG em seus empreendimentos. Outras temáticas também serão abordadas no espaço, como diversidade e inclusão, ecoinovação, gestão de resíduos, energias renováveis, gerenciamento de crises de imagem, economia circular e negócios de impacto. Também haverá consultorias e diagnóstico para saber em que nível o seu pequeno negócio se encontra em relação às boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Os visitantes do espaço poderão viver experiências práticas, que mostram que cada ação humana produz um impacto positivo ou negativo na natureza, a exemplo de uma imersão virtual com óculos 360º, que permitirá que o visitante conheça práticas de ESG de outras empresas, e da ecopista, que vai permitir que os visitantes acompanhem o nível de energia produzida com o movimento do próprio corpo. Através de um quiz, ainda será possível saber qual o impacto ambiental que o seu consumo provoca, além de conhecer mais sobre o ESG. Também serão realizadas oficinas, nas quais os visitantes poderão aprender, na prática, como aderir a iniciativas sustentáveis.

O analista do Sebrae/PE e coordenador da Arena ESG, Ricardo Arruda explica que a Arena serve para provar que o ESG, além de viável, agrega valor aos pequenos negócios.

Teremos empresas que já adotam iniciativas ESG e comprovam a sua viabilidade e eficácia. Além disso, nós adotamos uma série de estratégias para mostrar que o nosso evento, embora seja de grande porte, pode reduzir o seu impacto socioambiental, ser inclusivo e horizontal.

Ricardo Arruda, analista do Sebrae/PE e responsável pelo espaço

REDUZINDO O IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Além de incentivar a adoção de iniciativas ESG, a 12ª Feira do Empreendedor reuniu esforços para reduzir o impacto socioambiental do evento. Para isso, conta com um plano gerencial de resíduos sólidos, por meio do qual uma empresa fará a separação, pesagem e reciclagem do lixo. Todo esse esforço para diminuir esses resíduos poderá ser acompanhado pelos participantes em um painel, que vai calcular o volume das ações ambientais.

Serão distribuídos copos ecológicos, em vez do uso de copo descartável. Também será realizado um inventário de carbono e elaborada uma estratégia de compensação desses gases. A comunicação e sinalização da Feira contará com o mínimo de papel possível e, posteriormente, os resíduos serão doados para confecção de ecobags. Além disso, estão sendo adotados objetos ecoeficientes, a exemplo de tapetes feitos com garrafas pet. No âmbito social, valorizamos a diversidade e teremos uma equipe e palestrantes diversos para representar diferentes perspectivas, além de intérpretes de libras e cadeiras de rodas disponíveis para atender pessoas com dificuldade de locomoção.

FEIRA DO EMPREENDEDOR 

Pequenos empresários de todo o Estado estão convidados a participar da Feira do Empreendedor, realizado pelo Sebrae Pernambuco. Após seis anos, a Feira volta em formato presencial, ocupando um espaço de 9,6 mil m² no Centro de Convenções de Pernambuco, de 22 a 25 de maio. Durante seus quatro dias, o evento oferecerá uma ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores. Este ano, o tema é “O encaixe perfeito para o seu negócio”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.