ASN PE
Compartilhe

Projeto Manguezal Produtivo irá beneficiar mais de cem pescadores do Recife

Parceria entre Sebrae e Adepe irá investir mais de R$ 350 mil para auxiliar no desenvolvimento e regularização de profissionais da pesca artesanal e aquicultura
Por Paula Roberta
ASN PE
Compartilhe

Mais de 100 pescadores artesanais e criadores de camarão de seis comunidades tradicionais do Recife, membros da Associação de Pescadores e Aquicultores do Recife (APA), serão beneficiados com capacitações focadas em empreendedorismo. O Projeto “Manguezal Produtivo”, que foi lançado na Sede do Sebrae Pernambuco no último dia 29, é uma parceria entre a instituição e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) e irá receber mais de R$ 350 mil em investimentos para sua execução.

Serão 18 etapas que envolvem palestras, oficinas, consultorias, instrutorias, visitas técnicas e cursos, no período de maio de 2024 a novembro de 2025. Ao final do projeto, a expectativa é que todos os criadores estejam formalizados; mais de 50% dos beneficiados estejam com licenciamento ambiental; e que a produtividade e a renda das famílias tenham crescido em, pelo menos, 20%. Além disso, está prevista a elaboração de um relatório de análise do impacto ambiental causado por essa atividade.

Para o presidente da Associação de Pescadores e Aquicultores de Recife (APA), Fábio Romão, essa iniciativa é importante sobretudo porque, apesar de o Recife ser uma cidade banhada por diversos rios, o trabalho dos pescadores não é reconhecido atualmente e não existem políticas públicas que possam orientar e dar incentivo aos produtores desse setor.

“Nós vamos, a partir daí, ter apoio técnico, melhoria e acompanhamento não só no nosso cultivo, mas também na parte de educação, finanças e marketing. Muitas vezes nós temos um produto de qualidade, mas não conseguimos vendê-lo de forma correta e perdemos muito na mão dos atravessadores. Com o apoio do Sebrae e da Adepe, isso muda, vai qualificar nossa mercadoria, nosso trabalho, e agregar valor em tudo isso que nós temos.”

Fábio Romão, presidente da APA

A principal finalidade dessa inciativa é qualificar os pescadores para que recebam licenciamento ambiental e realizar a regularização de seus imóveis por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que irá facilitar o acesso a linhas de crédito e financiamento agrícola. Consequentemente, isso permitirá que eles invistam em melhorias na infraestrutura e tecnologia, possibilitando o aumento da qualidade de seus produtos, produtividade e rentabilidade.

“O projeto foi aprovado no edital PE produz, é parceria entre Adepe e Sebrae, se chama ‘Manguezal Produtivo’ e tem foco em pesca artesanal e aquicultura. O objetivo do projeto é trabalhar o desenvolvimento sustentável desse arranjo produtivo através de licenciamento ambiental e qualificação para os produtores.”, explicou Alane Guimarães, analista técnica do Sebrae/PE.