ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae e Prefeitura de Toritama auxiliam donos de lavanderias na adequação dos negócios às normas ambientais

Iniciativa beneficia 15 empresas do setor na Capital do Jeans e tem como objetivo garantir a sustentabilidade nos negócios
Por Pedro Romero
ASN PE Atualização
Compartilhe

No  momento em que o mercado exige e valoriza, cada vez mais, produtos que utilizam o conceito de sustentabilidade na sua produção, um projeto desenvolvido pelo Sebrae/PE e pela Prefeitura de Toritama está ajudando lavanderias do município na adequação às normas ambientais exigidas no setor. Atualmente, o município possui 80 lavanderias regularizadas. O Programa de Adequação de Lavanderias às Normas Ambientais, que conta com a participação de 15 empreendimentos do setor, tem como objetivo alicerçar ações para a Licença Operacional de Lavanderias, ajustando a empresa para que esta atenda às normas da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Recentemente, em um evento realizado no município, o projeto, iniciado em fevereiro de 2022 por meio do Sebraetec, apresentou os primeiros resultados obtidos com as análises físico-químicas dos efluentes líquidos das estações de tratamento das lavanderias participantes e do monitoramento das emissões atmosféricas provenientes das chaminés utilizadas pelas empresas. Na ocasião, engenheiros e químicos que participaram dos estudos indicaram pontos de melhoria e soluções gerais para maximizar o custo-benefício industrial.

Entre as recomendações gerais dos especialistas para os proprietários das lavanderias com o intuito de otimizar a produção estão: atualização de inspeção de segurança e implantação do tratamento de água das caldeiras; análise química da qualidade da água com acompanhamento técnico dos resultados; manutenção do sistema de alimentação de água das caldeiras em conformidade com as normas; além da atualização da capacitação dos operadores das caldeiras. Eles receberam ainda informações sobre a instalação correta das chaminés das lavanderias, que também devem atender a legislação ambiental.

Os técnicos ressaltaram que a adoção de tratamentos adequados e a reutilização da água é mais econômica do que a aquisição por meio de caminhões-pipa, especialmente considerando que esse recurso se torna cada vez mais escasso em períodos de seca. Na próxima etapa do programa, cada técnico vai voltar às empresas e indicar as ações que precisam ser feitas para melhorar o retorno ambiental e financeiro.

“Esse diagnóstico nos auxilia muito, e sem esse apoio talvez não pudéssemos adquirir essas informações. Vai ajudar a desenvolver a nossa cidade e melhorar o meio ambiente. Hoje a gente já consegue atender muitos dos requisitos exigidos pelos órgãos ambientais, indo além em alguns aspectos, mas temos muito a melhorar em relação ao meio ambiente. Entre outras coisas, precisamos usar tecnologias que reduzam o consumo de água”, destacou Tales Cavalcante, da Lavanderia Nazaré.

Para o secretário de Desenvolvimento de Toritama, Robson Viana, as informações levantadas farão com que as lavanderias possam avançar no cuidado com o meio ambiente e nos serviços prestados. “Agora, precisamos saber as demandas das lavanderias, a partir desse diagnóstico, para voltar a fazer consultorias para os ajustes necessários”.

Os resultados mostram que as empresas precisam ampliar a sua maturidade de gestão. Foi um projeto exitoso, no qual identificamos oportunidades de melhoria operacional com possibilidade de ampliar a eficiência e a produtividade dessas lavanderias.

Gilson Gonçalves, analista do Sebrae/PE

SEBRAETEC

O Sebraetec é uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, especialistas de mercado, e tecnologias e serviços diferenciados. São soluções para ajudar os empreendedores a inovar e a fazer melhor, com 70% do valor do serviço custeado pelo Sebrae. Para isso, o programa conta com uma rede de prestadores de serviços de tecnologia que promovem o acesso a soluções inovadoras e acompanham todas as etapas do processo para assegurar os melhores resultados.