ASN PE
Compartilhe

Projeto com foco na apicultura amplia produção de mel e transforma pequenos negócios rurais no Agreste 

Sebrae e Adepe ofereceram qualificação e apoio para certificação a produtores locais, com resultados expressivos e valorização do mel pernambucano 
Por Pedro Romero
ASN PE
Compartilhe

Apicultores de oito cidades do Agreste pernambucano se beneficiaram com aumento da produtividade dos seus negócios por meio de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/PE, em parceria com a Adepe. A iniciativa atendeu 50 produtores nos municípios de Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Pesqueira, Sanharó, Brejo da Madre de Deus, Chã Grande e Riacho das Almas, com previsão inicial para um incremento produtivo de, no mínimo, 20%, até dezembro de 2024. A boa notícia é que muitos desses apicultores superaram a meta antes mesmo do fim do projeto.

O apicultor Joel Nóbrega, proprietário de um apiário no Sítio Chamba, em Riacho das Almas, foi um dos que participaram da qualificação. “Com os manejos que aprendemos e colocamos em prática, eu tive um aumento de 100% na produção, porque em 2024 eu fiz duas colheitas, e em 2023 só fiz uma. A gente acha que sabe trabalhar com abelhas até participar de um projeto como esse. A parte técnica foi de alto nível”, destacou.

Ele começou a criar abelhas em 2018 e, hoje, produzindo 300 litros de mel por ano, considera a apicultura como o melhor investimento que pode ser feito na zona rural. “Em todos os sentidos. Exige baixo investimento, pouca manutenção em comparação a outras atividades rurais e oferece um lucro considerável”, conclui Nóbrega.

Já a apicultora Ana Costa tem a sua produção no Sítio Lagoa do Milho, em Bezerros. “Foi um projeto muito bom, pois eu não sabia nada de apicultura. Comecei com a cara e a coragem, há aproximadamente dois anos, para ter uma renda extra. Com o manejo adequado aprendido nos cursos, consegui um aumento de cerca de 60% na produção”, contou. Atualmente, ela produz cerca de 220 litros de mel por ano.

QUALIFICAÇÃO E BENEFICIAMENTO 

Para aumentar a produtividade e aperfeiçoar as práticas, os participantes do projeto receberam capacitações nas áreas de manejo sanitário, boas práticas apícolas, gestão da atividade e georreferenciamento dos apiários. 

Além de qualificar os apicultores, a iniciativa também teve como objetivo realizar o trabalho de apoio para adequação em duas unidades de beneficiamento de produtos de abelhas na região. A proposta foi orientar o início do processo de certificação dessas unidades junto à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). As unidades de beneficiamento ficam localizadas no distrito de Novo Cajueiro, em Pesqueira, e no povoado Terra de Misericórdia, em Arcoverde, e servem para receber, processar, envasar e rotular os produtos derivados do mel.

“Essas unidades são muito importantes, pois agregam valor aos produtos, incentivam o consumo, garantem a qualidade e higiene, além de oferecerem instalações adequadas para o processamento e armazenamento do mel”, explicou Fabiana Santos, analista do Sebrae/PE.