ASN PE
Compartilhe

Grow Happy: onde a infância encontra saúde e diversão 

Empreendedora cria primeira academia infantil do Recife para promover bem-estar às crianças 
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

Um local onde brincadeiras são levadas a sério e atividades físicas tornam-se sinônimo de diversão ao mesmo tempo em que o público mirim recebe estímulos para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social, aprimorando ainda habilidades importantes para o dia a dia. Assim pode ser percebida a proposta da Grow Happy, a primeira academia de ginástica exclusiva para crianças na Região Metropolitana do Recife. Entre os serviços oferecidos no local estão o Funcional Baby, para meninos e meninas de um e dois anos de vida; Funcional Kids, com turmas divididas por idades entre 3 e 12 anos; modalidades esportivas como futebol; musicalização; capoeira; yoga; colônia de férias; happy hour; e eventos e festas de aniversário infantis.

A unidade fica no bairro da Tamarineira, Zona Norte da capital pernambucana, e foi inaugurada em maio de 2017, inicialmente como uma franquia, que deixou de funcionar três anos depois devido à pandemia de covid-19. No entanto, em agosto de 2020, ela teve as portas reabertas apresentando uma nova estrutura, perfil diferenciado e o nome atual, transformando em realidade o desejo da proprietária Ana Karina Lessa e do marido Marcelo Lessa.

A engenheira civil com mestrado em Administração havia seguido por um bom tempo a carreira acadêmica, porém alimentava a pretensão de investir em um negócio mais lúdico, voltado para o público infantil. O empreendimento idealizado deveria proporcionar flexibilidade de horário para ela ser uma mãe mais presente, atendendo ainda às necessidades dos próprios filhos, que não se adaptavam aos esportes tradicionais: uma garota atualmente com 17 anos de idade, e o caçula, um menino de 13 anos diagnosticado com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Os pais, então, procuraram alternativas nas quais a garotada praticasse atividades físicas, vivendo o melhor da infância, crescendo saudáveis e felizes.

Entendemos que o exercício físico é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e, aliando ao brincar, gera para as crianças, desde cedo, o sentimento de que é uma prática importante para a saúde e que pode ser prazerosa. Por isso, as atividades na Grow Happy são propostas de forma lúdica, para se tornarem mais atrativas para elas e estimulando o prazer por hábitos saudáveis.

Ana Karina Lessa, educadora e CEO da Grow Happy

A empresária, que também fez cursos de recreação e formação pedagógica e pós-graduação em Psicomotricidade, fala sobre a experiência do período em que atuou como franqueada. “Gerou aprendizados relevantes, principalmente no que se refere à marketing, operações, planejamento e gestão de um negócio e nos ajudou a ter a coragem de começar. Mas por ter uma visão empreendedora desde a adolescência, eu sentia a necessidade de estar sempre trazendo novos serviços e soluções mais personalizadas para os meus clientes e fazer as adaptações voltadas para a realidade local”, detalha.

A retomada após o auge da pandemia também trouxe lições para a empreendedora. “Foi realmente um grande desafio. Questões relacionadas aos custos operacionais para as devidas adaptações, os procedimentos de segurança e a parte psicológica de clientes e funcionários. Entretanto a necessidade pelos nossos serviços era imensa naquele momento e conseguimos vencer os desafios”, relembra. “Passar cinco meses com o espaço fechado foi muito difícil e quase desistimos, mas resolvemos começar uma nova história, criando a própria marca, e enfrentando todo o desafio que os pequenos empresários enfrentam no Brasil hoje. A mudança para Grow Happy foi surpreendente e nos deixou muito felizes porque percebemos que os clientes confiavam no nosso trabalho, na credibilidade que eu e Marcelo oferecíamos para eles, independentemente da marca”, acrescenta.

Ana Karina Lessa enfatiza pontos positivos da criação de um produto próprio. “Com a nossa marca temos maior autonomia e liberdade para adequar o negócio às necessidades dos clientes e colocar as minhas ideias em prática. E também temos diversos desafios no que se refere à gestão dos negócios. A meu ver, planejamento, e uma equipe qualificada, parcerias, e o suporte do Sebrae/PE têm ajudado bastante. O planejamento e a gestão, a padronização de processos e metodologia são fundamentais, mas a nossa conexão pessoal com o que oferecemos aos nossos clientes faz toda diferença”, pontua.

Com o produto formatado e consolidado, Ana Karina Lessa comenta os diferenciais da Grow Happy. “Atuamos com amor realizando um trabalho diário com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável para as crianças, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. Estamos sempre buscando inovar e aprimorar os serviços e oferecemos um espaço seguro e planejado para o nosso público. Além disso, trabalhamos na busca pelo resgate da infância, oferecemos atendimento diferenciado e uma metodologia que trabalha sempre o lúdico e a importância do brincar integrado à atividade física”, diz.

Sobre o planejamento de um empreendimento que segue como diferenciado no mercado pernambucano, a gestora diz que procurou desenvolver um produto voltado para os filhos e sempre se colocou como cliente utilizando as expectativas como mãe e buscando feedback da prole. “Como eles cresceram e as necessidades dos clientes estão em constantes mudanças, é fundamental o contato frequente, realizar pesquisas de satisfação, receber sugestões e estar sempre atento às mudanças do mercado. Também é fundamental o aperfeiçoamento técnico para proporcionar a melhor metodologia nos nossos serviços”, conta Ana Karina.

Para se manter atualizada e conectada com as tendências, ela salienta ainda a importância de fazer pesquisa e análise do mercado, parcerias com outras empresas que oferecem serviços ao mesmo público e estudo e aperfeiçoamento técnico. Quanto aos obstáculos no gerenciamento da academia, ela indica o marketing e todos os desafios do digital, o planejamento financeiro considerando o cenário econômico do país e o planejamento operacional, pelas características de todo serviço relacionado à variação de demanda. Ana Karina Lessa ainda antecipa planos de curto, médio e longo prazo. “Aprimorar a cada dia a qualidade e ampliar os serviços oferecidos, aumentar o faturamento e expandir o negócio de forma sustentável”, completa. De segunda a sexta, a Grow Happy funciona entre 8h e 12h e das 14h às 19h. Aos sábados, o atendimento vai das 8h às 12h. Mais informações estão disponíveis no instagram @growhappyacademia.