ASN PE
Compartilhe

Sucesso saindo do forno: empreendedora transforma paixão por pães artesanais em negócio próspero 

Com apoio do Sebrae, Micheline da Silva expandiu sua produção, se tornou microempresa e, agora, sonha com sua loja física 
Por Paula Roberta
ASN PE
Compartilhe

Enfrentando uma rotina exaustiva, com deslocamentos constantes, problemas de saúde e baixa remuneração, Micheline Silva decidiu mudar de vida. Foi então que encontrou no universo da panificação uma nova oportunidade para empreender e transformar sua realidade.

Comecei a produzir no meu apartamento, com um forno doméstico e quatro formas de bolo, às vezes contava com a ajuda da minha mãe. Na época, passava 12 horas para fazer 15 pãezinhos e, quando terminava uma fornada, iniciava outra. Precisei de muita persistência e vontade de crescer para não desistir do meu sonho.

Micheline Silva, empreendedora

A história empreendedora de Micheline começou enquanto ela ainda trabalhava somente como CLT, período em que cursou Gastronomia. Durante a pandemia, ela viu a necessidade de complementar sua renda e começou a produzir bolos, tornando sua rotina mais corrida. “Nesse período, uma cliente veio pegar o bolinho dela aqui em casa e degustou um pãozinho que fiz pra consumo próprio, ela gostou, fez uma encomenda e, depois disso, nunca mais parei de produzir os pães”, explica.

Foi assim que nasceu a sua empresa de panificação, que já existe há quatro anos. Quando começou a enxergar o potencial do seu negócio, a empreendedora participou de uma palestra, durante a qual conheceu o Sebrae, abriu seu MEI e participou de ações, eventos e capacitações por meio da instituição. “O Sebrae tem uma participação relevante na construção do meu negócio, sempre fui bem recebida e auxiliada. A participação na feira do Empreendedor e na Agrinordeste também foi muito importante e me proporcionou fazer muitos contatos e conquistar novos clientes”, ressaltou Micheline.

Hoje, Micheline produz pães artesanais com uma variedade de mais de quinze sabores, entre os mais pedidos estão: alho-poró; macaxeira e batata doce, ambos gratinados com queijo coalho ou queijo do reino; manjericão com tomate seco; e cebola e salsa. “Eu tenho uma rotina corrida ainda, mas me dedico exclusivamente à produção dos pães e me sinto realizada em poder colocar sabor e amor em tudo que faço. Escuto com frequência dos meus clientes a frase ‘Micheline, você é muito caprichosa’, e esse feedback me deixa muito feliz e me motiva a continuar investindo no meu negócio”.

Com a descoberta do seu público-alvo, a empreendedora conseguiu aumentar seu faturamento e tornar sua marca uma Microempresa (ME), passando por diversas mudanças positivas. “Agora, com forno profissional, conseguimos assar aqueles 15 pães que eram feitos em 12 horas em apenas 30 minutos. Mas a produção aumentou, então consigo fazer 40 pães por fornada e tenho duas pessoas que me ajudam na produção, além da minha ‘mainha’, que continua me dando força”. A empreendedora também conseguiu patentear sua marca, a MSilva Regional (@msilva.regional)

Atualmente, a produção funciona de segunda a sexta e nos finais de semana – sob demanda. O empreendimento ainda não possui ponto físico e os pães são feitos sob encomenda e os podem ser retirados no ponto de produção ou enviados por meio do delivery para os clientes. O objetivo da empreendedora é adquirir sua loja física, criar uma linha de produção para clientes com restrição e pães com fermentação natural.

A proprietária ainda relembra a importância do empreendedorismo na sua vida: “Como mulher empreendedora, o meu negócio me ajudou a enxergar minha capacidade, me deu autoconfiança, me fez capaz de exigir mais respeito nas relações, proporcionou estabilidade financeira e autonomia. Me sinto empoderada e motivada a seguir crescendo e me aperfeiçoando como mulher e como profissional”, acrescenta.

CONTATO

Instagram: @msilva.regional

Telefone: (81) 98613-9188