A maior de todas as edições do Startup Day realizada pelo Sebrae Pernambuco. É assim que já está sendo conhecida a edição 2025 do evento, que aconteceu no último sábado (22) e reuniu mais de 3,5 mil participantes em nove cidades do estado, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e experiências do litoral ao sertão do estado. Com esse marco, Pernambuco se destacou como o segundo estado com maior participação no país, atrás apenas de São Paulo.
Recife, Carpina, Nazaré da Mata, Água Preta, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina e Araripina receberam programações que contemplaram desde conteúdos para quem queria entender mais sobre o mercado de startups até ações de gamificação, apresentação de cases, espaço para pitchs e articulações entre desenvolvedores, aceleradoras e potenciais investidores. O maior encontro de inovação empreendedora do país foi realizado, ao mesmo tempo, em 251 cidades brasileiras.
No Recife, a sede do Sebrae/PE ficou pequena para receber, no último sábado (22), centenas de participantes da edição 2025 do Startup Day, interessados em conhecer as novidades e adquirir conhecimentos nas áreas de tecnologia e inovação. Já na entrada, “Chico, o caranguejo tecnológico”, lançado durante o Rec’n’Play 2024, recebia o público com simpatia. A escultura criada com diferentes tipos de resíduos e projetada para interagir, reagindo à presença de quem se aproxima trouxe, uma novidade para o Startup Day 2025: um jogo no qual os participantes respondiam sobre questões ligadas à inovação e eram presenteadas com brindes como camisas e bolsas.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae/PE, Deborah Guerra, abriu a versão do evento na capital pernambucana. “Estamos com a casa cheia de novos talentos, que vão empreender e contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade e do nosso estado. Contamos também com um grupo de parceiros importantes, engajados e com muito conteúdo para passar ao público. Esse contato direto entre todos é um dos grandes valores do evento. O momento presencial é importante para essa troca e a promoção de conexões”, enfatizou ao lado do gerente do Sebrae/PE para a Região Metropolitana do Recife, Leonardo Carolino, e do analista da instituição à frente do evento, Rafael Velôzo.
Em seguida, aconteceu uma discussão sobre ecossistemas e instituições que fazem inovação em Pernambuco, com a participação de Mariana Pincovsky (Porto Digital); Augusto Galvão (Cesar Labs); César Andrade (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco); e Rafael Toscano (Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife). A atividade foi mediada pelo gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae/PE, Thiago Suruagy. “Um ecossistema de inovação é uma rede de agentes que atuam de forma colaborativa para desenvolver determinada região, conectando agentes públicos, empresas privadas, empreendedores, academia e organização civil. Recife é uma cidade prestigiada mundo afora com o Porto Digital, surgido há mais de 20 anos para desenvolver o território do centro e criar uma nova economia de futuro e tecnologia”, comentou.

O jornalista Pedro Lins, apresentador do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, também marcou presença no Startup Day no Recife, atraindo um grande público interessado em sua palestra sobre marketing e vendas para negócios inovadores. “Os empreendedores precisam estar preparados para o futuro o tempo todo, prontos para um cliente que muda de opinião o tempo inteiro. É preciso estratégia e atenção às regras do jogo, já que desconhecê-las deixa o negócio vulnerável”, colocou. Segundo o especialista, os desafios do marketing para melhorar a experiência do cliente em 2025 incluem foco na personalização e a incorporação de temas de sustentabilidade aos negócios, além da adoção de estratégias de vendas que utilizem ferramentas propulsoras de tecnologia e inovação, a exemplo de experiências imersivas impulsionadas por inteligência artificial e dados.
O principal espaço de palestras na sede do Sebrae/PE contou ainda com apresentações sobre a experiência do cliente, com Diego Azevedo, CEO & founder da CS Academy; e o processo de transformação de uma ideia de empresa nova com modelo de negócios escalável em realidade, com o empresário e investidor Eduardo Forte, cofundador da startup Tallos, adquirida pela RD Station/TOTVS. Destaque também para a palestra de Ana Uriarte, que falou sobre os processos que a levaram a criar e se tornar sócia-proprietária da Escola Happen e da plataforma Quark e à conquista, em 2024, do “Innovators Under 35 LATAM”, do MIT Technology Review, que premia 35 jovens com propostas inovadoras na América Latina.
Dono de uma pequena gráfica home based, Guilherme Augusto, de 20 anos, divide seu tempo entre o empreendimento e o curso de administração de empresas. Como tem interesse em migrar para a área de TI, decidiu ir ao Startup Day pela primeira vez em busca de mais conhecimentos. Ele foi ao Sebrae acompanhado da mãe, Karla Taciana, que queria aprender sobre o novo universo de interesse do filho. Os dois saíram do evento bastante satisfeitos com o que viram e aprenderam no local.
Quem também fez uma avaliação positiva sobre a iniciativa foi Amanda Galvão, que há dois anos criou com um grupo de amigos a startup Massa – Modernização e Automação de Serviços e Sistemas Avançados. A empresa desenvolve softwares que ajudam as pessoas no dia a dia, seja na gestão dos negócios, seja no monitoramento de tarefas e afins. “Vim em busca de atualização, identificar as tendências na área, e fiquei bastante satisfeita em ver outras startups e conhecer mais modelos de planos de negócios funcionando. Também estive no Startup Day 2025 para fazer networking e conhecer histórias e inspirações de mais empresas”, completou.