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Capacitação do Sebrae oferece formação inédita em ESG para pequenos negócios do setor de cosméticos

Iniciativa oferece consultoria exclusiva para grupo de negócios do comércio varejista, mas pretensão é estendê-la também para a indústria
Por Larissa Correia
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Proprietários e representantes de marcas de cosméticos e profissionais de beleza que atuam na Região Metropolitana do Recife estão vivenciando uma iniciativa inédita promovida pelo Sebrae Pernambuco. Vinte e três donos de pequenos negócios do comércio varejista da área estão recebendo uma formação especializada e exclusiva sobre ESG – sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, que se refere às práticas adotadas pelas empresas para operar de forma mais sustentável, ética e responsável. A incorporação dessas dinâmicas no cotidiano está entre os principais pilares da reputação e competitividade no mercado atual.

Os consumidores estão cada vez mais atentos a questões como transparência, sustentabilidade e impacto social das marcas que consomem, e investir numa formação com esse olhar estratégico é mais do que apenas uma tendência. É uma necessidade para todos os empreendedores que desejam crescer de forma ética, inovadora e responsável cumprindo um requisito mais e mais estratégico e essencial para a sustentabilidade dos negócios.

Gabrielle Carvalho, analista do Sebrae Pernambuco.

A qualificação contempla 26 horas de conteúdo, que foi desenvolvido para ensinar os empreendedores a conectar práticas sustentáveis e éticas à gestão dos negócios de beleza. A primeira etapa teve 10 horas de duração e abordou conceitos-chave de ESG. Os participantes também aprenderam a se posicionar de forma mais consciente, ética e alinhada às exigências de um público cada vez mais atento ao impacto das marcas.

Em um segundo momento, os 23 integrantes do grupo participam de uma consultoria específica para a elaboração da matriz de materialidade. A ferramenta funciona como um guia de prioridades e é usada pelas empresas para descobrir quais temas ambientais, sociais e de governança são mais importantes para o seu negócio e para seus públicos de interesse, chamados de stakeholders, como clientes, funcionários, investidores e comunidade. O material é importante para ajudar os gestores na tomada de decisões mais estratégicas, no desenvolvimento de ações sustentáveis com foco no que realmente importa e na maior transparência em seus relatórios e práticas de ESG.

O encerramento da capacitação acontece em agosto, na sede do Sebrae Pernambuco, no bairro da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife. O evento vai contar com a participação do escritor e professor acadêmico Rony Santos, gerente sênior de ESG Diversidade e Inclusão do grupo Boticário; Joel Menela, que ao lado da mulher Patrícia, fundou e atua como CEO do grupo Menela, um dos maiores do país no ramo de beleza, com atuação nacional e internacional; e Paulo Henrique de Oliveira, analista do Sebrae São Paulo, especialista em gestão em Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento.

“As ações em ESG estão ganhando força e relevância no segmento beleza, por isso o Sebrae Pernambuco, que é parceiro dos pequenos negócios, está possibilitando aos participantes o acesso prático e eficiente a um conhecimento que é, de certa forma, ainda um pouco difícil para empreendimentos de menor porte. Com essa capacitação, estamos oferecendo informações bem na vanguarda para o setor, principalmente quando se está falando muito em questões como beleza limpa”, ressalta Gabrielle Carvalho. Também chamado de clean beauty, esse movimento da indústria enfatiza o uso de produtos com ingredientes seguros e não prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e uma maior transparência das marcas ao descrever os ativos que compõem os itens, assim como a educação do consumidor sobre a composição dos artigos.

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O trabalho com os empreendedores na formação sobre ESG faz parte de uma jornada iniciada ainda em 2024, com a inscrição no programa do Sebrae/PE que atualizou e nivelou os conhecimentos dos participantes sobre vários assuntos de interesse para o grupo. Eles passaram por oficinas de temas como finanças, marketing, comportamento empreendedor, cooperativismo, associativismo, liderança e gestão de equipes, entre outros.

Gabrielle Carvalho adianta que a qualificação atual não deve se limitar aos donos de pequenos negócios do comércio varejista de cosméticos. “Nosso foco é seguir trabalhando toda a cadeia produtiva do setor. Num próximo momento, queremos estender a abordagem para as indústrias pernambucanas”, antecipa a analista.

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