O Sebrae Pernambuco foi homenageado na 40ª edição da Rodada de Negócios da Moda (RNMP), em Caruaru. Parceira da iniciativa desde a primeira edição, a instituição teve seu papel reconhecido no fortalecimento do setor, representada pelo seu superintendente, Murilo Guerra, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Fausto Pontual. A edição comemorativa, finalizada na última quarta-feira (6), entrou para a história ao reunir 200 expositores de sete estados e registrar faturamento recorde de R$ 36 milhões, superando a meta prevista.
Mais do que uma oportunidade de negócios, a RNMP, realizada pelo Sebrae/PE e pela ACIC, movimentou a economia local, consolidando o Agreste pernambucano como um polo estratégico da moda nacional. Esta edição reuniu expositores de diversos estados, como Pernambuco, Goiás, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. O foco do evento foi a apresentação das coleções Primavera/Verão 2025/2026, que estarão nas vitrines do comércio brasileiro no segundo semestre.
Estamos presentes desde a primeira rodada. Esse crescimento do empresariado da moda em Caruaru e cidades vizinhas é fruto do trabalho conjunto da Acic e do Sebrae, precursores desse movimento, que hoje tem a dimensão vista aqui. Isso fortalece toda a cadeia empresarial do território e, sobretudo, os municípios, gerando emprego e renda. São quase 50 municípios do Agreste impactados pela cadeia produtiva da moda, que vivem e se desenvolvem a partir desse movimento, que só tende a crescer.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.
O presidente da Acic, Cláuston Pacas, reforçou a importância da rodada para o Polo de Confecções. “A rodada tem sido um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional, dinamizando o setor têxtil, especialmente a cadeia produtiva do Agreste. Nossa missão é facilitar a abertura de novos mercados para os confeccionistas locais. Ao longo das últimas edições, já contabilizamos negócios na ordem de R$ 619 milhões e mais de um milhão de peças comercializadas”, afirmou.
Apoio aos pequenos negócios
Com o apoio do Sebrae/PE, 100 pequenos empresários do Polo de Confecções participaram desta edição com subsídio de 51% para aquisição dos estandes, garantindo a exposição e venda de seus produtos. O benefício contemplou Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do setor com situação fiscal regularizada.
Entre os expositores está Conrado Melo, proprietário da Click Kids, especializada em moda infantil masculina, que participa da RNMP há oito anos. Para ele, o evento é uma chance de expansão. “Além do ganho financeiro, ganhamos expertise para nos destacar no mercado. Ano após ano, viemos batendo recorde de vendas”, conta o empreendedor, que hoje mantém três lojas em Caruaru, uma em Santa Cruz do Capibaribe, uma em São Paulo e outra no Paraná.
A Rodada de Negócios da Moda é considerada o maior evento de comercialização do setor no Nordeste, consolidando-se no calendário nacional da moda e servindo como case para outras regiões. “O evento é um modelo de governança e organização com potencial para ser replicado no Brasil inteiro. Hoje somos mais de 1,9 milhão de CNPJs na área de moda, seja indústria ou varejo, e, destes, mais de 98% são pequenos negócios. É uma representatividade muito grande”, destacou Kamila Merle, gestora nacional de Moda do Sebrae.