ASN PE
Compartilhe

Bolos icônicos de Pernambuco avançam no processo para obtenção do selo de Indicação Geográfica 

Encontro promovido pelo Sebrae nesta segunda (26) marca etapa decisiva na formalização do pedido de registro
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

Três das mais tradicionais e emblemáticas iguarias da confeitaria pernambucana – os bolos de rolo, de noiva e Souza Leão – estão mais perto de conquistar o reconhecimento como Indicação Geográfica. Nesta segunda-feira (26), a partir das 14h30, o Sebrae Pernambuco promove, em sua sede no Recife, o encontro que reunirá produtores desses alimentos para uma etapa decisiva do processo: a adequação da Associação da Confeitaria de Pernambuco – Assucar para representar legalmente os fabricantes de bolo no pedido do registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Para isso, durante o evento, ocorrerá a formalidade da mudança estatutária da Assucar, o que possibilitará que a entidade atue como substituta processual no pedido de registro. Além da assembleia para alteração do estatuto, a programação inclui a posse da nova Diretoria e do Conselho e a entrada de novos associados na instituição. O encontro também será um momento de atualização sobre o andamento do processo para solicitação do selo, que identifica a origem de produtos ou serviços a partir de características únicas, reputação ou tradição diretamente ligadas a um território específico.

A Indicação Geográfica é uma conquista da coletividade, e a busca pela certificação exige que exista uma entidade legitimada para atuar em nome desse grupo. A definição do substituto processual é um marco importante e estratégico dentro do projeto de estruturação do registro. A partir dessa etapa, a Assucar passa a representar os produtores de todo o estado e, futuramente, será responsável pela gestão das IGs desses três bolos tradicionais e icônicos da nossa gastronomia.

Roberta Andrade, gestora do projeto das IGs no Sebrae/PE.

Panorama 

Pernambuco tem 16 produtos em fase de estudo com potencial para obtenção do selo. Fazem parte desse grupo os bolos de rolo, de noiva e Souza Leão, o mel do Sertão do Araripe, o abacaxi de Pombos, o café de Triunfo e de Taquaratinga do Norte, a carne ovina do Sertão do São Francisco, o artesanato de barro do Alto do Moura e de Tracunhaém, o artesanato de madeira de Sertânia, a uva e a manga produzidos no Vale do São Francisco, a renda renascença de Poção e os queijos coalhos artesanais produzidos no Agreste e no Sertão do Araripe.

O projeto é desenvolvido numa parceria entre o Sebrae/PE e a Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico (Adepe). O investimento na empreitada é de R$ 3 milhões.

“O projeto de reconhecimento de novas IGs em Pernambuco busca a valorização da identidade, da cultura produtiva e o fortalecimento da economia regional. Essa identificação aumenta o vínculo de confiança com o consumidor e contribui para resguardar as particularidades dos itens, preservando a tradição do modo de fazer e protegendo as particularidades que tornam esses produtos únicos”, conclui Roberta Andrade.

  • Adepe
  • Assucar
  • bolo de noiva
  • bolo de rolo
  • bolo Souza Leão
  • IG
  • Indicação Geográfica
  • INPI