Quando as ladeiras e ruas históricas de Olinda se encherem de foliões para uma das maiores festas populares do mundo, um bloco em especial vai acertar o passo para atender ao público e, de quebra, fortalecer e impulsionar a economia local: o dos comerciantes de bebidas e comidas que atuarão nos polos oficiais do evento. E, para garantir qualidade no serviço e na segurança alimentar do que será oferecido à população, mais de 300 pessoas serão preparadas gratuitamente na edição 2026 do projeto Empreendedores do Carnaval 2026, realizado pelo Sebrae/PE em parceria com a Prefeitura de Olinda.
A novidade deste ano é que as duas capacitações oferecidas serão obrigatórias para todos os comerciantes informais que vão trabalhar pela primeira vez durante a folia na Marim dos Caetés. Serão 10 turmas presenciais do curso de Atendimento ao Cliente e outras 10 para o de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. As aulas, iniciadas na última quinta-feira (22), seguem até o próximo dia 27, em horários variados pela manhã e à tarde, na Sala do Empreendedor de Olinda (Avenida Liberdade, 68, Carmo). As inscrições estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae.
O período carnavalesco transforma Olinda em um dos maiores centros de celebração popular do país. As capacitações oferecidas são estratégicas para os empreendedores aprimorarem habilidades, padronizarem procedimentos e elevarem a qualidade do atendimento prestado durante o Carnaval, beneficiando comerciantes, moradores, visitantes e turistas.
Ana Lúcia Nasi, especialista em Desenvolvimento Territorial no Sebrae/PE.
Ela destaca que, durante as atividades, serão abordados conteúdos essenciais para quem trabalha diretamente com o público em grandes eventos, sempre com foco na realidade de quem vai atuar na área. “Em atividades de alimentação, a atenção rigorosa e a correta execução dos processos são indispensáveis tanto para garantir a saúde dos consumidores quanto a credibilidade do negócio. Além disso, o melhor atendimento pode potencializar uma venda e ainda transformar uma negociação simples numa lembrança positiva do Carnaval”, acrescenta Ana Lúcia Nasi.
A parceria entre o Sebrae/PE e a Prefeitura de Olinda ainda inclui a oferta de oficinas gratuitas sobre sustentabilidade e responsabilidade social, conceitos que devem ser trabalhados permanentemente pelos comerciantes da área de alimentação fora do lar. Essas aulas também serão presenciais e acontecerão na Sala do Empreendedor da cidade, na manhã do próximo dia 28.

