ASN PE Atualização
Compartilhe

Agrinordeste, maior evento agro da região, chega à 30ª edição

Durante tradicional café da manhã com lideranças do setor, Faepe prestou uma homenagem ao Sebrae/PE e ao BNB, instituições que apoiam a feira desde a primeira edição
Por Laiziane Soares
ASN PE Atualização
Compartilhe

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe) lançou, nesta terça-feira (7), a 30ª edição da Agrinordeste, que será realizada entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, no Centro de Convenções, em Olinda. Durante a cerimônia, a Faepe homenageou o Sebrae/PE e o Banco do Nordeste (BNB), parceiros que apoiam a Agrinordeste desde a sua primeira edição. Na ocasião, também foram presentados os patrocinadores e demais apoiadores da feira, cuja expectativa é receber 55 mil visitantes durante os quatro dias. Serão mais de 300 expositores de 10 estados do país.

“O Sebrae é um parceiro estratégico da Faepe. A Agrinordeste, na verdade, é um festival de troca de conhecimentos e de tecnologias do setor agro. A feira ganhou uma proporção que ultrapassa Pernambuco e reverbera por todo o Nordeste. É um orgulho para todos nós que fazemos o Sebrae apoiar a Agronordeste, o maior evento agro da região”, enfatizou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.

De acordo com o coordenador da Agrinordeste, Emmanuel Ferro, esta edição vai contar com uma arena na qual serão realizadas 16 oficinas. “Teremos oficinas equestres e com cães, além de demonstração com inovações tecnológicas, como drones, que é uma tecnologia que está sendo bastante utilizada nas áreas rurais”, adiantou Ferro, que contou ainda que, pela pela primeira vez, o evento vai ser realizado durante o fim de semana. “Isso é importante para facilitar a ida do cidadão urbano à feira e para promover essa aproximação com o campo”.

Nos últimos 30 anos, a Agrinordeste capacitou 64.327 pessoas por meio de 1.829 palestras e oficinas. “A feira recebeu mais de 2 mil visitantes e contou com mais de 2 mil estantes”, destacou o presidente da Faepe, Pio Guerra, que ressaltou, ainda, a relevância de feira, que é realizada há 30 anos.

“São poucos eventos anuais que chegam a essa idade, em pleno sucesso e com a casa cheia. Vamos repetir os eventos tradicionais da feira, como os seminários, desfiles de moda e Fenapet”, comentou o presidente Pio Guerra. 

A programação da feira conta com a Arena Agrinordeste, Espaço Moda Agro, Encontro de Técnicos da Assistência e gerencial – ATEG – Senar-AR/PE, Encontro dos Instrutores do Senar-AR/PE, Feira de Produtos do campo, Feira Nacional PET (Fenapet), Oficinas de trabalho, Sabor do campo, 30º Seminário Sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, 15º Show de Lácteos, 10ª Feira de Produtores de Cana e 4º Show de Churrasco.

A Feira de Produtos do Campo terá expositores de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que fazem parte de 43 segmentos econômicos: agricultura familiar, agroindústria, alimentação, aluguel de máquinas, artesanato, artigos de couro, carne, castanha, confecção, decoração, doces, energia solar, fertilizantes, flores, frutas e verduras, laticínios, mel, moda country, móveis rústicos, ovos, plantas ornamentais, rações, roteiros de turismo rural, entre outros.

Crédito – Durante a 30ª Agrinordeste, os produtores rurais vão receber orientação sobre o crédito rural. “A equipe do BNB vai fazer esse atendimento, que terá foco na agricultura familiar. Vamos levar para a Agrinordeste agentes do Agroamigo, que é um grande programa de microfinança rural voltado para o pequeno produtor. Estaremos à disposição dos agricultores e produtores que queiram conhecer e utilizar os produtos do Banco do Nordeste”, reforçou o superintendente do BNB em Pernambuco, Pedro Ermírio.

  • #Pernambuco #Faepe #SebraePE #Agrinordeste #produtos artesanais #campo