O sucesso do Startup Day em Pernambuco este ano, realizado no último sábado (22), teve a contribuição direta dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo existentes na Zona da Mata do estado. Tanto pelo desempenho observado na Usina de Arte, no município de Água Preta, onde o evento aconteceu pelo terceiro ano seguido, como pela estreia de mais duas cidades do território como sedes da mobilização: Nazaré da Mata, com atividades no campus Mata Norte da Universidade de Pernambuco (UPE), e Carpina, que contou com uma programação bastante concorrida no Shopping Carpina e parceria também com a Uninassau.
Analista do Sebrae/PE à frente da ação na região, Esther Barros falou sobre a iniciativa. “Tivemos uma adesão impressionante de público, com mais de 800 participantes nos três municípios. A programação ofereceu palestras e outras atividades de alto nível, com muito espaço para networking e inspiração para empreendedores, investidores, estudantes, professores e outros atores do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região”, comentou.
Na Usina de Arte, onde cerca de 350 pessoas se envolveram ativamente na programação, um dos destaques foi a palestra do jornalista Pedro Lins. O apresentador do programa televisivo Pequenas Empresas Grandes Negócios falou sobre marketing e venda para negócios inovadores. Segundo o especialista, os desafios para melhorar a experiência do cliente em 2025 incluem foco na personalização e a incorporação de temas de sustentabilidade nos negócios. Ele enfatizou ainda a adesão de estratégias de vendas utilizando tecnologia e inovação como ferramentas propulsoras, a exemplo de experiências imersivas impulsionadas por inteligência artificial e ferramentas para permitir a interatividade tanto no digital como no físico.

Em Nazaré da Mata, que reuniu mais de 150 pessoas, um dos pontos altos da mobilização foi a palestra da gerente corporativa de Empreendedorismo da JUMP, aceleradora de negócios do Porto Digital, Karolline Brasileiro. Ela explanou sobre a revolução tech iniciada em Pernambuco a partir dos anos 2000, com a implantação do parque tecnológico e ambiente de inovação no Recife, atualmente um dos principais do país, com reconhecimento internacional.
Completando o circuito da Zona da Mata, o Startup Day em Carpina mobilizou cerca de 325 pessoas, incluindo os participantes do ideathon, maratona de inovação para apresentação de ideias e desenvolvimento de soluções. Além de oficinas do Sebrae/PE e outras abordagens, o público acompanhou um debate sobre inovação e o futuro dos negócios tradicionais. A abordagem contou com a participação de Jorge Rios, diretor de TI da Alpargatas; Jorge Petribú, presidente do Conselho Administrativo da Usina Petribú; e Diego Mendonça, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Carpina.
Essa discussão foi mediada por Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata. Ele falou sobre o processo de inclusão de mais cidades no Startup Day e resultados esperados com as intervenções no local. “A ideia surgiu a partir do momento em que desenvolvemos ações para a Zona da Mata e, para que ela pudesse ser viabilizada, conversamos com potenciais parceiros que toparam a empreitada. A realização do evento foi sucesso absoluto e até superou as expectativas de alguns dos envolvidos”, pontuou.
Alexandre ressaltou que startup é um conceito que vai muito além das empresas de alta tecnologia e pontos revolucionários, disruptivos. “Elas são, principalmente, um grupo de empreendedores que tem por objetivo resolver um problema do dia a dia de uma maneira rápida, eficiente e diferente. Muitas vezes, a empresa está diante de um desafio que, pelos métodos tradicionais, ela não resolveria. Mas implementando aquela tecnologia, a empresa pode diminuir custos, maximizar processos, otimizar lucros e aumentar a presença no mercado”, acrescenta. “Trouxemos o conceito para a Zona da Mata para provocar essas discussões, para que empresas e empreendedores, inclusive os nascidos na região, possam vislumbrar, inovar e, consequentemente, melhorar a inserção digital dos negócios”, completou.