A entrada de Araripina no hall de produção de energias renováveis ampliou a demanda do setor automotivo da região do Araripe. Isso porque as empresas dependem de uma frota de veículos utilitários com intensa demanda de manutenção. Atento a esse cenário, o Sebrae/PE vem apoiando empreendedores na adequação à crescente demanda. Como parte dessa estratégia, a instituição realiza a Caravana Autop, que traz o mesmo nome do evento e garante a presença de 30 donos de pequenos negócios na maior feira de automotivos do Brasil. A feira acontece de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos, em Fortaleza, no Ceará.
De acordo com o analista do Sebrae Pernambuco Hugo Gonçalves a feira é um momento ideal para este setor fazer contato com empreendedores alinhados com as novas demandas de mercado para o segmento automotivo. “Na feira, esses donos dos pequenos negócios poderão conhecer novas tendências em peças e serviços, novos fornecedores e prospectar clientes”, explica.
A Caravana Autop é parte de um trabalho mais amplo, realizado pelo Sebrae/PE junto ao setor automotivo do Sertão do Araripe, que envolveu uma série de capacitações.
Desde que percebemos esse aumento na demanda do setor automotivo, passamos a realizar capacitações em gestão e serviços de manutenção. Realizamos cursos de Ferramentas Digitais para o Setor Automotivo, de Suspensão e Direção, e de Gestão de Estoque. A ida à Autop é mais um momento para que estes empreendedores conheçam e se adequem às novidades.
Hugo Gonçalves, analista do Sebrae/PE
SOBRE A AUTOP
A Autop é a única feira automotiva do mundo realizada por uma organização de classe. O evento é assinado pelo Sindicato do Comércio de Peças e Serviços para Veículos Automotores, Ciclomotores e de Refrigeração do Estado do Ceará (Sincopeças). A programação envolve rodadas de negócios, debates sobre inovação e networking. Na edição de 2022, a primeira pós-pandemia, a feira reuniu 230 marcas, recebeu 33 mil visitantes e movimentou 100 milhões de reais em negócios.