Certamente você já deve ter ouvido a expressão “antes do ovo, vem a galinha”, mas de onde vem os dois e muito mais coisas relacionadas ao polo avícola talvez não se escute com frequência. No dia 28 de agosto é comemorado o Dia da Avicultura e, aqui em Pernambuco, as cooperativas de São Bento do Una e de Petrolina são responsáveis por grande parte da produção do estado, que representa 7,29% do plantel da produção de aves de postura, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A avicultura é o segundo maior PIB agrícola do estado, ficando atrás apenas da fruticultura. Esse é um setor que vem crescendo constantemente e gera mais de 150 mil empregos.
Altamente nutritivo, o ovo é produzido em larga escala pelas granjas cooperadas. Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o setor agropecuário apresentou variação de 0,4%, enquanto a pecuária cresceu 3,9%, destacando-se o aumento na produção do ovo e da avicultura, segundo a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe).
Uma delas, a Cooperativa dos Avicultores de São Bento do Una (Coopave), foi formada em 2018, com o apoio do Sebrae/PE, AD Diper e Prefeitura Municipal de São Bento do Una. Hoje, conta com 22 granjeiros que produzem, diariamente, cerca de 120 mil ovos de galinha selecionados e classificados, comercializando quase 4 milhões por mês, conta o presidente da Coopave, Tobias Aguiar. O Polo de Avicultura – localizado no Agreste de Pernambuco – é considerado o terceiro maior produtor de ovos do país, e o maior do Nordeste, ainda segundo o presidente.
Pouco afetado pela pandemia, o setor avícola é uma das poucas exceções da economia que disfruta dessa posição. O presidente credita isso à criação da Cooperativa, ao Sebrae/PE e demais apoiadores. “O Sebrae tem uma grande importância para a nossa cooperativa. Quando decidimos fundá-la, não entendíamos nada, e o Sebrae nos capacitou, isso foi muito importante. Consultorias e capacitações também aos nossos produtores foi fundamental”. Destacando, ainda, a imersão no digital: “Iniciando o nosso funcionamento, também fomos nos inserindo nas plataformas digitais. Receber a consultoria de marketing do Sebrae foi fundamental para entrarmos nas plataformas digitais. Hoje, temos site, Instagram e Facebook, além de contarmos com o auxílio de um profissional da área nessas mídias sociais”, contou Tobias.
A Coopave foi posicionada nas plataformas digitais para aproveitar o alcance desses meios, ter uma melhor divulgação e “atender às necessidades do cliente”, falou, com entusiasmo, Edvanilza Lima, diretora administrativo-financeira, expressando o pensamento do novo jeito de fazer negócio. Além disso, eles têm como objetivo, ainda, aproveitar o momento para impulsionar ao público um conhecimento maior sobre a Cooperativa. “Estamos em uma era voltada para redes sociais e devemos usar a nosso favor, divulgando nosso produto, qualidade e padronização” informou a diretora.
Serviço
Coopave: https://coopave.com.br/
Instagram: @coopavesbu
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 991946690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae (IOS e Android)