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Dia Mundial do Meio Ambiente: Sebrae traz orientações sobre práticas sustentáveis dentro dos pequenos negócios

Saiba como implementar de forma acessível, atos que preservam o meio ambiente, melhoram o espaço de trabalho e auxiliam no crescimento da sua empresa
Por Amanda Claudino
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Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sebrae Pernambuco chama a atenção dos donos de pequenos negócios para a importância da adoção de práticas sustentáveis em suas empresas. Além de agregar força à marca, trazer a sustentabilidade para dentro da operação da empresa pode ampliar a aceitação de produtos e serviços em um mercado cada vez mais exigente. E, segundo Ricardo Arruda, analista do Sebrae/PE, a implantação dessas ações nem sempre envolverá altos custos – mesmo pequenas ações podem promover benefícios ambientais e, inclusive, ajudar nas finanças da empresa.

O grande desafio está no fato de que os donos de pequenos negócios acham que a sustentabilidade é para grandes empresas. Na verdade, hoje é muito mais acessível para pequenos negócios implementar práticas sustentáveis. Por exemplo, instalar um sistema de placas solares, que antigamente tinha um custo muito mais alto, agora é uma opção viável. Além disso, eles podem adotar outras práticas relacionadas à eficiência energética. Por exemplo, adequação de tarifa, troca de lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, substituição de equipamentos que tem alto consumo de energia por equipamentos de Selo Inmetro Classe A. Enfim, pequenas ações que podem trazer grandes resultados.

Ricardo Arruda, analista do Sebrae/PE

Para ele, um bom ponto de partida é mapear as ações sustentáveis já existentes na empresa e planejar os próximos passos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da ONU que aborda os principais desafios enfrentados no mundo. De forma prática, o ODS 12, por exemplo, diz respeito ao consumo e à produção responsáveis. Uma pequena empresa que quiser direcionar suas ações a partir desse objetivo pode fazer compras sustentáveis, adotar uma abordagem circular, gerenciar seus resíduos e até melhorar o gerenciamento dos seus recursos com o objetivo de reduzir o desperdício.

“Existem 17 ODS e é fundamental verificar quais deles se relacionam com o negócio, criando um plano de ação com base nisso. O empreendedor precisa entender quais práticas fazem mais sentido dentro do seu negócio. Por exemplo, para um salão de beleza pode fazer mais sentido trabalhar a gestão hídrica e eficiência energética, enquanto para um escritório de contabilidade, pode ser mais vantajoso trabalhar algo relacionado à gestão de resíduos”, orienta Arruda.

Outros pontos importantes são o monitoramento dos resultados e a comunicação das iniciativas de forma transparente. “A implantação dessas ações gera valor agregado para a marca, porque cada vez mais nós vemos consumidores que são ativistas e estão preocupados com essa questão socioambiental. O monitoramento é importante para que esse empreendedor possa cada vez mais melhorar e aperfeiçoar seu negócio”, ressalta.

NÚMEROS

Pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CCS) com donos de pequenos negócios do todo o país aponta que quase 70% dos entrevistados afirmam já terem implementado políticas de sustentabilidade em seus negócios. Apesar disso, 86% dos entrevistados afirmaram ter pouco ou nenhum conhecimento sobre ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).