Celebrado em 15 de outubro, o Dia do Professor ganhou comemoração em grande estilo no espaço Sebrae na Rua, na Avenida Rio Branco, já na abertura do laboratório de ideias do Sebrae Pernambuco durante o REC’n’Play 2025, no Bairro do Recife. Abrindo a programação do estande, a palestra “O educador e sua missão profissional: desafios e cases de sucesso” reuniu o gestor estadual de Educação Empreendedora da instituição, Danilo López, com o professor da Escola de Referência em Ensino Medio Anibal Falcão, José Naelson de Lima, para falarem sobre o papel e os desafios dos educadores na sociedade atual.
“Temos observado o aumento de um público cada vez mais jovem nos eventos de inovação. Além disso, sabemos que grande parte dos processos de ideação acontecem numa fase muito juvenil. Por isso, faz todo sentido o assunto educação empreendedora estar em destaque no REC’n’Play. Ainda mais quando falamos em futuro, que se refere muito mais ao deles, que devem ocupar espaços onde este futuro está sendo discutido. Hoje estamos qualificando os empreendedores do amanhã, introduzindo esse público em fase de crescimento no mundo da inovação e das startups. Para que eles se engajem e deem continuidade na busca por esses conhecimentos”, disse Danilo López.
Como parte das dificuldades atuais na realidade escolar, o gestor destacou o modo e o tempo de consumo de telas pelos mais jovens. “Permanece a tendência de usar celular ou tablet. O desafio, no entanto, é o tipo de conteúdo, se exclusivamente de entretenimento. Ele é positivo se usado para comunicação e aprendizado, por exemplo. E já há comprovação que o uso excessivo dessas ferramentas eletrônicas causa déficit de desenvolvimento cognitivo”, apontou.
Naelson de Lima destacou os vínculos que costumam ser formados entre professores e educandos. “Alguns alunos nos veem como figuras de proteção e orientação, de alguém que os ajuda a se expressar. Já cheguei a receber um ‘certificado’ de Professor-Pai da escola ”, lembrou.
Danilo López ainda homenageou os professores com textos e falas em deferência ao filósofo e educador Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira. Ele também ressaltou a necessidade de os professores serem vistos como ferramenta de transformação social.
Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, este ano, no REC’n’Play, o foco na educação empreendedora reforça o quanto esta área é estratégica para a entidade.
Investir nisso é uma forma de contribuir, desde cedo, com o desenvolvimento dos jovens do futuro tanto na vida pessoal e profissional como na empreendedora. O espaço Sebrae na Rua é um reflexo dos nossos propósitos, reunindo atividades que abrangem desde inovação, tecnologia e criatividade até a promoção de educação de qualidade, que são pilares para o fortalecimento da cidadania. O crescimento territorial e o desenvolvimento sustentável nos mais diversos níveis.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE
Até o próximo sábado (18), outras experiências com foco na cultura e na educação vão estar em destaque no Sebrae na Rua. Nos quatro dias de evento, acontecerão apresentações de projetos educacionais de todo o estado, abordando aspectos como aprendizado de idiomas, sustentabilidade urbana, soluções digitais, economia circular, movimento mangue beat, uso de cordel no ensino escolar e cocriação de habilidades e competências protagonistas.
Grandes nomes do mercado também vão compartilhar suas experiências sobre assuntos relacionados à educação no ambiente do Sebrae no RNP, como João Tompson, cofundador da Escola Happen e da plataforma Quark, destacando soft skills e o futuro do trabalho. Outra palestrante será Olga Lucena, gestora executiva da ONG Junior Achievement, explicando a metodologia que estimula o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em jovens estudantes, entre outros.
Mais
A educação empreendedora é trabalhada pelo Sebrae Pernambuco há mais de 11 anos. Por ser uma área estratégica para a instituição, foi definida como um dos principais focos do Sebrae na Rua, que traz como tema central “O futuro é de quem faz”. Essa inspiração norteia diversas ações no estande, desde palestras, debates e mentorias até roda de conversa e ativações.
O local também recebe apresentações de projetos experimentais participantes do Desafio Liga Jovem e do Prêmio Educador Transformador, promovidos no âmbito escolar/acadêmico pela entidade e parceiros com foco no incentivo à inovação e ao empreendedorismo.
A entidade realiza ainda o Jovens de Impacto, executado pelo laboratório de inovação social Verda, com o objetivo de formar lideranças conscientes e promover a cultura de paz e conexão dentro e fora da comunidade escolar. No cotidiano, a abordagem educacional investe no desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras na fase escolar, desde o ensino fundamental, médio, superior e técnico até o profissional e a educação de jovens e adultos.
Sobre o Sebrae Pernambuco
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada sem fins lucrativos que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.
Sobre o REC’n’Play 2025
Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.