Chegou o verão e, com ele, o incremento na movimentação entre os empreendimentos que aproveitam o período para oferecer ou reforçar a venda de produtos e serviços que têm a cara da estação, como bares, restaurantes e lojas de roupas e acessórios de moda praia. No Recife, um microempresário que está sempre preparado para a temporada do calor é Herlandson Porfírio, a mente criativa por trás da Beach Bag, uma estilosa marca autoral e artesanal pernambucana.
No mercado há pouco mais de um ano, a grife, inclusive, tem como campeão de vendas o modelo “Tarde de Verão”, feito de plástico, com forro removível, bolso interno e fechos em zíper e magnético. Outros destaques são a Bag de Palha, carro-chefe da empresa, além da recém-lançada e já bastante procurada Uni, com design minimalista e alça em couro e corrente, e a ecobag Calor do Litoral, em algodão cru, com alça de corda e zíper. Alguns nomes até fazem referência à época das temperaturas elevadas, mas a proposta é que os itens componham produções o ano todo, seja na faixa de areia, em passeios casuais ou compromissos profissionais.
Personificação do conceito ‘eupresa’, Herlandson é responsável por idealizar, cortar, costurar e montar as bolsas. Ele constantemente amplia a oferta para o público com novas ideias de modelos e versões dos já existentes, mudando detalhes como paleta de cores, materiais e tipos de fechamento. O criador fala sobre a inspiração para além das observações cotidianas. “Pesquiso muito o que está em alta na internet. Também confiro tendências em redes sociais como TikTok e Pinterest. Estudo tudo e faço meus lançamentos”, ressalta.
No início, a marca contava apenas com a opção praieira, mas, diante de tantas possibilidades, a ‘família’ cresceu. Atualmente, a Beach Bag trabalha com bolsas de praia, passeio, ecobags, pochetes, alguns tipos de mala, necessaires e pasta para notebook. Tudo isso com ampla variedade de matérias-primas, estilos, colorações, estampas, tamanhos, formatos, padronagens e tipos de fechamento, entre outros aspectos.
Diante de tamanha diversidade fica até difícil imaginar que o início da empresa tenha sido casual. Na área de moda, o primeiro investimento de Herlandson foi costurando roupas para cachorro, mas ele não foi bem-sucedido na empreitada. A situação começou a mudar numa ida até a área comercial no centro do Recife. “Minha cunhada queria uma bolsa para um carrinho de compras, mas se encantou com tecidos que ficariam lindos em bolsa de praia. Falei para ela comprar que eu iria fazer e ficou linda. Costurei outra e mais outra e as vendas foram acontecendo”, relembra.
Nessa época, surpreendido com a demissão da loja onde vendia calçados, o futuro comerciante usou o valor recebido como seguro-desemprego para dar o pontapé inicial no negócio próprio. O investimento deu certo. “Há seis meses, me tornei MEI para aceitar demandas de empresas que estavam me contatando para pedidos. A formalização foi uma coisa maravilhosa, rápida, por telefone e feita do conforto da minha casa”, avaliou.
Se alguém me falasse que hoje eu estaria com a loja, não acreditaria. Esse primeiro ano foi incrível. Participei de várias feiras, onde meu trabalho sempre era elogiado. Foi a realização de um sonho conseguir passar por tudo isso, com produtos que eu amo tanto fazer.
Herlandson Porfírio, proprietário da Beach Bag
O proprietário da Beach Bag elenca os pontos fortes para suas criações caírem no gosto dos clientes. “Em primeiro lugar, a qualidade dos materiais usados na confecção das bolsas, que são os melhores. O preço é outro diferencial importante e os modelos exclusivos também se destacam. Sempre falo para meu esposo, Maykon, que acho incrível ver alguém usando uma peça que eu fiz!”, ressalta. O companheiro é um dos grandes suportes e impulsionadores do trabalho de Herlandson. “Ele é a pessoa que mais me incentiva. Está do meu lado em tudo o que me proponho a fazer, em todos os momentos bons e nos ruins”, acrescenta.
De olho no futuro, o empresário recorda as primeiras referências como comerciante. “Quando eu era menor, minha mãe sempre empreendia em casa, vendendo lanche, o que faz até hoje em dia. Em várias partes da minha vida também vendi almoço e bolos de loja em loja nos shoppings”, lembra. Atualmente, ele encara outros obstáculos na vida como empreendedor. “Um dos maiores desafios nesse momento é conciliar o trabalho CLT com a loja. Atualmente tenho um emprego com escala 12×36, então, quando não estou neste trabalho, estou fabricando as peças, fazendo vídeos para divulgação nas redes sociais, que é algo que chama muitos clientes novos, e ainda curso faculdade de Educação Física. Então são muitas coisas para organizar, para manter o negócio funcionando”, elenca.
Herlandson Porfírio compartilha as expectativas em relação ao novo ano. “Quero que muitas pessoas conheçam meu trabalho, seja nos meus produtos ou nos meus vídeos. Para 2025, pretendo crescer ainda mais, mas sem esquecer de quando tudo começou. Vai custar muito trabalho, noites de sono, alguns dedos cortados, mas eu sei que vai valer a pena todo o esforço, um degrau de cada vez”, arremata.
Além da pronta-entrega em eventos como feiras e exposições, a Beach Bag trabalha com encomendas, com prazo mínimo de 48h para entrega. A empresa também aceita pedidos no atacado. Mais informações e vendas pelo whatsapp (81) 9.9637-8908 e pelo Instagram @beachbagrecife.