ASN PE Atualização
Compartilhe

Empresária de Santa Cruz do Capibaribe conquista o Prêmio Brasil Mais Produtivo após aumentar 81% a produtividade

Reconhecimento nacional celebra os resultados da empresa após consultoria do Sebrae e participação no Programa Brasil Mais Produtivo.
Por João Pedro Freitas
ASN PE Atualização
Compartilhe

Para superar as dificuldades do início da carreira, Clea Jaci da Silva comprou um quilo de malha, alugou uma máquina de costura e começou a produzir peças para vender na Feira da Sulanca. O que nasceu como alternativa para mudar de vida virou a Ondas Kids, que hoje fabrica cerca de 12 mil peças de moda praia infantil por mês, em Santa Cruz do Capibaribe. Agora, a trajetória da empresária acaba de ganhar destaque nacional: Clea conquistou o Prêmio Brasil Mais Produtivo, promovido pelo Governo Federal em parceria com o Sebrae e outras instituições, reconhecimento que celebra empresas com avanços expressivos em produtividade.

Nascida em Caruaru, ela vive em Santa Cruz do Capibaribe desde os 8 anos de idade. De origem humilde, perdeu a mãe ainda criança, passou fome e chegou a trabalhar como doméstica em troca de comida. Aos 19 anos, encontrou um caminho para transformar a própria vida por meio da confecção. As vendas foram aumentando, o negócio cresceu e, hoje, a empresa Ondas Kids Moda Praia opera em um prédio de dois andares e conta com 17 funcionários.

A evolução da empresa ganhou um novo impulso quando Clea procurou o Sebrae. A partir de uma consultoria, ela passou a participar do Programa Brasil Mais Produtivo (BMP), que a ajudou a identificar gargalos no processo. “Devido à manutenção constante, eu não enxergava o gargalo que tinha na produção, e por isso ela era tão baixa. Fiz uma consultoria com o Sebrae e fui orientada a trocar minhas máquinas antigas”, conta.

A mudança foi decisiva. Com novos equipamentos, a empresa reduziu custos, ganhou agilidade e ampliou o volume de peças. “Com a compra de novos equipamentos, sem precisar de manutenção, a produção aumentou em 20%. Também houve diminuição da mão de obra porque a máquina não precisa de auxiliar, ela mesma corta a linha e tira o pelo, reduzindo completamente a necessidade dessa função”, explica Clea.

O salto de desempenho levou a empresária a conquistar o Prêmio Brasil Mais Produtivo, promovido em São Paulo, no último mês.

O prêmio foi a consolidação do trabalho bem-feito, e para a nossa empresa, ganhar entre tantas outras maiores nos dá a certeza de que não precisa ser grande, só precisa ser boa no que faz

Clea Jaci da Silva, empresária.

A premiação foi entregue pessoalmente pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que destacou o caso de Clea em suas redes sociais. “Exemplos emocionantes como o de Cléa Jaci da Silva, que viu a sua empresa, em Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, dar um salto de 81,45% de produtividade. Prêmio mais do que merecido!”, publicou.

Ao ser questionada se recomenda o programa, Clea não hesita. Ao ser questionada se recomenda o programa, Clea não hesita. “Recomendo e digo mais: ter o Sebrae como parceiro é fundamental, porque ele te mostra o caminho mais curto para chegar ao sucesso e com expectativas de não errar”, conclui.

Sobre o programa

O Brasil Mais Produtivo é um programa nacional de apoio à micro e pequena empresa, executado pelo Sebrae, com foco no aumento da produtividade, da competitividade e do faturamento dos negócios. Em Pernambuco, a iniciativa oferece acompanhamento gratuito e personalizado por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI), que atuam na melhoria de processos, gestão e transformação digital. As inscrições para o novo ciclo do programa ALI já estão abertas. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo sebrae.com.br/pernambuco.

  • #BrasilMaisProdutivo
  • consultoria
  • empreendedorismo
  • inovação
  • produtividade