Empresários do comércio varejista de cosméticos da Região Metropolitana do Recife participaram de um evento exclusivo sobre ESG, na manhã da última segunda-feira (11). O encontro foi a culminância de uma formação especializada e inédita desenvolvida pelo Sebrae Pernambuco para ensinar donos e representantes de marcas de pequenos negócios de beleza a conectar práticas sustentáveis, éticas e de governança à gestão empresarial. A mobilização aconteceu na sede da instituição, no Recife.
A programação incluiu palestras com especialistas de renome no mercado nacional e regional. Entre eles, Ronenilton Alves, gerente Sênior de ESG, Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, que compartilhou boas práticas aplicadas pela holding de perfumaria e cosméticos. Outro palestrante de destaque foi Joel Menela, fundador e CEO do Menela Group, um dos maiores do país no ramo de beleza, com atuação no Brasil e no exterior. O executivo abordou iniciativas exitosas no segmento.
Segundo Gabrielle Carvalho, gestora de Saúde, Beleza e Bem-estar do Sebrae Pernambuco para a RMR, o foco do trabalho com o grupo foi aprofundar o conteúdo relacionado à sustentabilidade, aproveitando a forte conexão do setor de cosméticos com a pauta. Cerca de 25 pessoas participaram da formação, que incluiu imersão sobre ESG e consultorias individualizadas, entre outras abordagens.
“Desenvolvemos essa formação para descomplicar o conceito de ESG e mostrar como ele pode ser incorporado pelas micro e pequenas empresas do setor. A iniciativa proporcionou conhecimento estratégico e ferramentas reais para os participantes aplicarem em seus negócios. Sem dúvida, ela vai ajudar na tomada de decisões mais técnicas e no desenvolvimento de ações sustentáveis”, afirma Gabrielle.
Uma das participantes da iniciativa foi, Lucimary da Silva, dona do salão de beleza Bellystar, especializado em cabelos crespos e cacheados, e da Vivânce Cachos, linha de produtos para o mesmo público. “Eu não tinha muito conhecimento, mas sempre me interessei por adotar na empresa atitudes para a preservação do meio ambiente. Uma das principais foi a opção por produtos com ativos biodegradáveis, vegetais e orgânicos que trouxessem benefícios com menor consumo de água. Também eliminamos sacolas de plástico e fazemos separação de resíduos e entrega para a coleta seletiva”, destaca.
A especialista avalia de forma positiva a oferta da formação em ESG voltada ao setor de cosméticos.
Essa capacitação se destacou pela preocupação em nos conscientizar sobre a importância de inserir a empresa nesse processo que aponta para o futuro. O empreendedor que não buscar inovar corre o risco de desaparecer do mercado. É preciso sair na frente para conquistar o amanhã.
Gabrielle Carvalho, gestora de Saúde, Beleza e Bem-estar do Sebrae Pernambuco.
A programação do encontro contou ainda com palestras de Cândida Moreira e Ricardo Arruda, analistas do Sebrae/PE, detalhando as práticas de ESG na instituição e nas empresas atendidas pela entidade. Já o consultor Arthur Guimarães apresentou a matriz de materialidade desenvolvida como parte do trabalho com o grupo.