O desejo de empreender pode surgir em qualquer idade, mas ter contato com o tema desde cedo pode fazer a diferença na hora de colocar as ideias em prática. Por isso, a Feira do Empreendedor abre espaço para que os jovens possam explorar o mundo de possibilidades que os espera, por meio de uma jornada de autoconhecimento e exploração de suas potencialidades. Estudantes dos níveis médio, superior e do EJA (Educação para Jovens e Adultos), além de professores e gestores de escolas públicas e privadas de Pernambuco são o público-alvo do Descola Jovem, um espaço criado especialmente para conversar sobre o empreendedor do futuro.
Pelo menos 16 caravanas formadas por alunos de instituições de ensino do Grande Recife, com cerca de 40 pessoas em cada uma delas, estão confirmadas para visitar o estande do Descola Jovem ao longo dos quatro dias de evento. O local vai oferecer palestras, painéis e atividades interativas sobre temas que vão desde aspectos socioeconômicos até tendências de carreiras. Assuntos como bullying, autoconhecimento, comunicação interpessoal, inteligência emocional, escolha profissional, preparação de currículo e gamificação dentro da sala de aula estarão presentes nas conversas.
A programação é focada em desenvolver o jovem para o futuro profissional, que pode ser via empreendedorismo, através da abertura de negócios, ou por meio do planejamento de carreira, para que ele se torne um intraempreendedor em uma grande empresa. Ou seja, a gente não quer falar com esse público apenas sobre empreendedorismo como negócio, mas como projeto de vida.
Danilo Lopez, analista do Sebrae/PE e responsável pelo espaço
Entre as palestras de destaque na arena do Descola Jovem, estão a de Pedro Verda, cofundador da Verda, que vai falar sobre empreendedorismo social, e a de Flávio Ferreira, professor da Escola Técnica Estadual José de Alencar, em Paulista, que virou referência no quesito inovação na técnica de ensino para jovens. Além dos conteúdos oferecidos, os estudantes também poderão se inscrever para concorrer a vagas de estágio através de um QR Code. A iniciativa é uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe).
Outra novidade do espaço é o Canvas You, uma experiência imersiva onde os jovens poderão traçar um modelo de negócio pessoal a partir de suas habilidades. Na atividade, o participante responderá perguntas sobre seus gostos e projetos futuros em uma trilha que busca conectá-lo com as reais necessidades do mercado, por meio do seu potencial. “A ideia é que esse jovem explore suas habilidades e competências para decolar, olhando mais para si mesmo e para o mercado”, pontua Lopez.
FEIRA DO EMPREENDEDOR
Pequenos empresários de todo o Estado estão convidados a participar da Feira do Empreendedor, realizado pelo Sebrae Pernambuco. Após seis anos, a Feira volta em formato presencial, ocupando um espaço de 9,6 mil m² no Centro de Convenções de Pernambuco, de 22 a 25 de maio. Durante seus quatro dias, o evento oferecerá uma ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores. Este ano, o tema é “O encaixe perfeito para o seu negócio”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.