O especialista em marketing do Sebrae/PE, Omero Galdino começou sua mentoria de forma diferenciada, no último dia do REC’n’Play 2025, realizado de 15 a 18 de outubro no Recife. No conteúdo da sua orientação que tinha como tema “Marketing para negócios – O melhor marketing em linha reta da América Latina: o seu!”, o especialista na área começou sua explanação contando a história do Boi Voador, um evento histórico realizado por Maurício de Nassau na época do domínio holandês em Pernambuco.
“Com o objetivo de arrecadar dinheiro para construir pontes, além de consolidar o domínio da Companhia das Índias Ocidentais e conquistar a população local, este evento foi o primeiro de marketing experimental da América Latina, unindo espetáculo, inovação, e mensagem política”, afirmou Galdino demonstrando a importância de oferecer a experiência em ações como esta.
Relembrando também o Carnaval, que nasceu e conquistou o público sem nenhum tipo de divulgação planejada, o especialista chegou até o movimento Manguebeat, destaque na década de 1990. “Esse marketing de massa reinventou o Recife para o mundo, sendo o maior rebranding cultural do Nordeste e mostrando, entre outras coisas, que essa cidade não é só praia e sol, mas também tem tecnologia. A estética urbana, o sotaque, os artistas, as startups, os coletivos, tudo comunica”, reforçou.
Entre as lições ensinadas pelo Recife estão a autenticidade, a resistência, a criatividade, a contradição e o pertencimento. E essas são coisas importantes que o empreendedor pode trazer para os clientes. Dizer que ele é especial.
Omero Galdino, especialista em marketing do Sebrae/PE
Na mentoria, o público também foi apresentado a ações e ferramentas que ajudam na construção de pontes com o cliente, como ações de tráfego pago nas redes sociais e criação de landing page, assim como a utilização de automação de marketing. Iniciativas como essas favorecem a ampliação do impacto no público-alvo e podem ajudar o empreendedor a saber para onde o cliente está indo e onde você quer que ele chegue.
Ainda fazendo analogias com o Recife, Omero destacou que: autenticidade é o novo luxo, narrativa é mais forte que campanha, e marca é o que as pessoas sentem e não o que elas ouvem. “Recife é o próprio slogan”, finalizou.
Sobre o Sebrae Pernambuco
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada sem fins lucrativos que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclupreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais. i a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.
Sobre o REC’n’Play 2025
Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.