ASN PE Atualização
Compartilhe

Especialista do Sebrae mostra que o melhor marketing pode ser feito por pessoas comuns

Mentoria foi realizada por Omero Galdino para público presente no aquário do espaço Sebrae na Rua, no último dia do Rec’n’Play
Por Pedro Romero
ASN PE Atualização
Compartilhe

O especialista em marketing do Sebrae/PE, Omero Galdino começou sua mentoria de forma diferenciada, no último dia do REC’n’Play 2025, realizado de 15 a 18 de outubro no Recife. No conteúdo da sua orientação que tinha como tema “Marketing para negócios – O melhor marketing em linha reta da América Latina: o seu!”, o especialista na área começou sua explanação contando a história do Boi Voador, um evento histórico realizado por Maurício de Nassau na época do domínio holandês em Pernambuco.

“Com o objetivo de arrecadar dinheiro para construir pontes, além de consolidar o domínio da Companhia das Índias Ocidentais e conquistar a população local, este evento foi o primeiro de marketing experimental da América Latina, unindo espetáculo, inovação, e mensagem política”, afirmou Galdino demonstrando a importância de oferecer a experiência em ações como esta.

Relembrando também o Carnaval, que nasceu e conquistou o público sem nenhum tipo de divulgação planejada, o especialista chegou até o movimento Manguebeat, destaque na década de 1990. “Esse marketing de massa reinventou o Recife para o mundo, sendo o maior rebranding cultural do Nordeste e mostrando, entre outras coisas, que essa cidade não é só praia e sol, mas também tem tecnologia. A estética urbana, o sotaque, os artistas, as startups, os coletivos, tudo comunica”, reforçou.

Entre as lições ensinadas pelo Recife estão a autenticidade, a resistência, a criatividade, a contradição e o pertencimento. E essas são coisas importantes que o empreendedor pode trazer para os clientes. Dizer que ele é especial.

Omero Galdino, especialista em marketing do Sebrae/PE

Na mentoria, o público também foi apresentado a ações e ferramentas que ajudam na construção de pontes com o cliente, como ações de tráfego pago nas redes sociais e criação de landing page, assim como a utilização de automação de marketing. Iniciativas como essas favorecem a ampliação do impacto no público-alvo e podem ajudar o empreendedor a saber para onde o cliente está indo e onde você quer que ele chegue.

Ainda fazendo analogias com o Recife, Omero destacou que: autenticidade é o novo luxo, narrativa é mais forte que campanha, e marca é o que as pessoas sentem e não o que elas ouvem. “Recife é o próprio slogan”, finalizou.

Sobre o Sebrae Pernambuco

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada sem fins lucrativos que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclupreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.  i a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

Sobre o REC’n’Play 2025

Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.