Ficar atento à saúde financeira do negócio é fundamental para quem almeja vender mais, obter boas margens de lucro e não chegar à falência. Uma gestão financeira eficiente evita dores de cabeça, surpresas desagradáveis e garante o sucesso e a sustentabilidade das empresas, sobretudo as de pequeno porte, que enfrentam desafios únicos. Manter as contas em ordem é o foco desta edição do projeto “Quartas de Sucesso – Gestão Financeira para lucrar mais!”, que acontece no dia 25 de setembro, das 14h às 18h, na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife. A atividade vai contar com palestras e roda de conversa sobre controle de despesas para ganhos efetivos. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Loja Virtual do Sebrae.
Especialistas em gestão financeira estarão reunidos no evento para levar aos empreendedores informações valiosas sobre cuidados que devem estar presentes na rotina de quem tem uma empresa, como a importância do capital de giro, a habilidade em saber separar as finanças pessoais das empresariais, o planejamento de investimentos, o gerenciamento do fluxo de caixa e o aumento de vendas com margens de lucro sustentáveis, além das soluções para reduzir despesas.
Manter as contas saneadas, fazer um bom planejamento estratégico e conhecer as ferramentas financeiras são passos cruciais para assegurar a sobrevivência e o crescimento de um negócio. No entanto, muitos empreendedores, ao iniciarem suas atividades, não têm o conhecimento necessário para gerir de forma eficiente seus recursos, o que pode levar às dificuldades financeiras e até ao encerramento das atividades. Ou seja, acabam ‘quebrando’, como falamos popularmente. Educação financeira é uma questão de sobrevivência no mercado.
Arthur Tavares, analista do Sebrae/PE
Uma boa gestão financeira permite ao empresário tomar decisões embasadas, evita surpresas desagradáveis e promove um crescimento saudável. A falta de controle financeiro é um dos principais fatores do fechamento precoce de empresas no Brasil, tornando essencial o investimento em conhecimento nesta área. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até três anos por uma gestão financeira deficitária.
“O empresário precisa ter total noção do que entra e do que sai do caixa de seu negócio. Se ele não prestar atenção a isso, aumentam as chances de insucesso. Como eu vou fazer a minha empresa crescer se eu não sei os custos de produção e quanto ela fatura? Entre os erros mais comuns, estão o de achar que receita é lucro, que precificar é simplesmente dobrar o valor gasto na produção e misturar as contas pessoais e da empresa”, explica Cleto Paixão, analista do Sebrae, especialista em finanças.
Serviço
O quê: Quartas de Sucesso – Gestão Financeira para lucrar mais!
Quando: 25 de setembro, das 14h às 18h.
Onde: Sede do Sebrae Pernambuco, Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife – PE.