O município de Feira Nova, no Agreste pernambucano, é referência na produção de farinha de mandioca e derivados no estado, parte de uma tradição agrícola que remonta ao período colonial. Para dar visibilidade a essa cultura e qualificar ainda mais o trabalho de milhares de produtores, raspadeiras, casas de farinha e demais envolvidos na cadeia produtiva dessa raiz comestível, o Sebrae Pernambuco e a Prefeitura da cidade realizam a 23ª Festa da Farinha, que movimenta a cidade até o próximo domingo, 28 de setembro.
A programação é ampla e diversificada, incluindo desde palestras, cursos, capacitações gastronômicas e apresentações artísticas e culturais até a Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e Negócios, a Copa da Farinha, atendimentos pela Defensoria Pública do Estado e o 13º Concurso de Rei e Rainha da Farinha. As ações acontecem em diversos espaços da cidade, como Biblioteca Municipal, Praça de Alimentação, Auditório Central, Arena Gastronômica e Praça de Eventos.
Entre as atividades organizadas pelo Sebrae/PE com foco em unir experiência e memórias com inovação e novas oportunidades econômicas do município estão atendimento para emissão da Carteira Nacional do Artesão; palestra sobre ferramentas de inteligência artificial nos negócios com o estrategista de impacto Kess Jones; e oficinas de doces e salgados para festas na Cozinha Comunitária Jabs Gonzaga. A festa conta ainda com a Arena Sebrae, onde ocorrerão shows de artistas locais, mostrando a força da arte feira-novense.
A Festa da Farinha tem um valor imenso para Feira Nova e para toda a região por celebrar a cultura da mandioca, a tradição da produção de farinha e o saber fazer que passa de geração em geração. Para o Sebrae, essa iniciativa reafirma o compromisso em apoiar a agricultura familiar, estimular o empreendedorismo local e valorizar as cadeias produtivas que fazem parte da história e da economia do estado.
Milena Andrade, especialista em Agronegócios do Sebrae/PE.
Confira a programação completa da 23ª Festa da Farinha nas redes sociais da Prefeitura de Feira Nova. O acesso ao evento é gratuito e aberto ao público em geral.
MAIS
A cidade de Feira Nova fica a cerca de 77 quilômetros do Recife, numa área de transição entre a Zona da Mata e o Agreste pernambucano. Ela é conhecida como Terra da Farinha devido à indústria ligada ao cultivo da mandioca, que segue como uma das principais atividades econômicas do município. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o país produziu mais de 19 milhões de toneladas do tubérculo em 2024, das quais 665,8 mil delas foram colhidas em Pernambuco.